A Associação Espaço do Autismo TEAmo de Humaitá que inaugurou em fevereiro deste ano sua sede provisória na Rua Ouro Preto, Bairro São Pedro vai mudar. A mudança se faz necessária para ampliar o atendimento de pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Das 44 crianças cadastradas em 2019 o número saltou para 99 cadastro de pessoas com TEA com laudo.
“A nova casa do Bairro Nova Humaitá, na Rua Francisco Moreira Neto é mais ampla e vai permitir atender todas as 99 crianças cadastradas”, informou Neilda Silva Oliveira, coordenadora da Associação Espaço do Autismo TEAmo. A Coordenadora e a representante do Conselho Fiscal, Thayenne Stacy participaram do programa Notícias da Amazônia na FM 104.9 nesta sexta-feira, 25.
Os atendimentos começaram em 2019, em uma sala emprestada na APAE com 19 crianças entre 2 e 13 anos. Mesmo durante a pandemia em 2020 os atendimentos continuaram. Em 2021 eram 30 crianças de dois à 15 anos. E foi a partir deste período que a Associação começou a sonhar com uma sede própria na Vila do DNIT. O pedido foi formalizado, o DNIT local sinalizou positivamente para a sugestão e a Superintendência do DNIT em Manaus deve encaminhar documento para a SPU – Secretaria de Patrimônio da União que tem a palavra final.
Enquanto a resposta não chega à Associação tem continuado seu trabalho, e a saída foi encontrar uma sede provisória. Com a colaboração de parceiros, a realização de rifas e doações a Casa na Ouro Preto foi adaptada para os atendimentos. Uma pesquisa recente nas redes sociais, e a chegada de um neuropediatra que pode atender com valores sociais o número de diagnósticos saltou, e mesmo a sede provisória ficou pequena.
“Vamos continuar o atendimento no local já adaptado enquanto iniciamos as obras de adaptação e preparação da Nova Casa. É muito mais ampla e vai comportar as 99 crianças”, disse Neilda. A Associação estava atendendo com psicólogo, educador físico e voluntários, e a partir de uma parceria com a Prefeitura de Humaitá, através das Secretárias de Educação e Saúde, pode ampliar o número de profissionais. Atualmente são 81 crianças atendidas e 18 na fila de espera.
“A urgência na mudança se faz para que o atendimento possa chegar a todos”, destacou Thayenne Stacy. A nova casa é grande, possui um quintal enorme e necessita de reparos elétricos, pintura, carpintaria, aquisição de portas, trocas de torneiras, sifões, lâmpadas, janelas, manutenção dos portões e sensores de alarmes. “A ajuda é bem vinda com material e principalmente mão de obra”, disse Neilda.
Você pode colaborar com doações para o PIX – 45.741.686/0001-00. Você também pode acompanhar as informações através do instagram @espaçodoautismo.
Atualmente colaboram com a Associação o Atacarejo Naveca, 7facile, Panificadora Lael, Supermercado e Aito Posto Tchê, Farmadicas, Magazine da cinco, vereadores Ley Siqueira, Manuel Domingos e Sipa, Soluciona Contabilidade, Comitiva os Comikietos, Prefeitura dee Humaitá, Thayenne Gabedn Designer, MG Roçagem, Mana Fashion, Arp Tech e Banco Sicoob.
Muito obrigado Fabio, você nos ajudando a lançar sementes de conscientização no nosso município.