A 8ª Semana do Bebê com o tema “Humaitá facilitando o aleitamento materno. Fazendo a diferença para os pais que trabalham” foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 29. A sessão solene aconteceu na Câmara de vereadores, na abertura da 23ª sessão ordinária. O presidente Manuel Domingos declarou aberta a semana que intensifica as discussões sobre políticas para crianças de zero à seis anos de idade.
A Semana do Bebê foi implantada em Humaitá na segunda gestão do prefeito dedei Lobo, e faz parte do Selo UNICEF. Criada em 2000 no Rio Grande do Sul, a semana do Bebê propõe discussões e ações para esta faixa etária, lembrou o secretário Municipal de Assistência Social, Emanuel do Nascimento ‘Emano’. O programa foi ampliado em 2010 para outras regiões brasileiras pelo UNICEF.
O presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Antônio da Encarnação citou em sua fala que 46% das crianças brasileiras tem dificuldades na alimentação, e não é diferente em Humaitá. “O Conselho tem acompanhado os esforços para implantação de políticas públicas eficazes, e também vai exercer seu papel nesta semana onde as discussões são ampliadas”, afirmou Encarnação.
A Secretária Municipal de Saúde, Sara Riça adiantou que o mês de agosto vem com a campanha ‘Agosto Dourado’ justamente para reforçar a importância do aleitamento materno. “As UBS’s – Unidades Básicas de Saúde em Humaitá intensificam o debate sobre o tema, e a Semana do Bebê reforça todo o trabalho já realizado por nossas equipes de saúde”, disse Sara. A Secretária ainda destacou a importância do aleitamento nos primeiros seis meses de vida da criança.
A Secretaria Municipal de Educação também é parceria da Assistência Social e vai realizar palestras e debates sobre o tema nas escolas indígenas, do interior e na cidade, informou a professora Noemia. A professora representou a Secretária Municipal de Educação, Arnaldina Chagas. A coordenadora da Educação na zona urbana disse ainda que todos estão engajados com a realização de palestras e atualização de vacinas nas escolas.
“O CRAS realizará palestras, atividades lúdicas, oficinas e rodas de conversa abordando a mortalidade infantil, aleitamento materno e temas relacionados a primeira infância”, disse Emano. “Destacamos as secretarias parceiras, mas lembramos que o desafio é da sociedade e principalmente das famílias”, frisou o Secretário de Assistência Social.
A abertura da Semana do Bebê pelo terceiro ano consecutivo acontece na Câmara de Vereadores para sensibilizar os edis com a campanha, as ações e continuar contando com o apoio do parlamento.