O IFAM – Instituto Federal do Amazonas em Humaitá realiza até esta sexta-feira, 22, o I JIPE – Jornada Integrada Promovendo o Empreendedorismo com palestras, mesa redonda e oficinas. O evento iniciou na quarta-feira, 20, com três palestras no período da tarde sobre a atuação na SUFRAMA no sul do Amazonas, opção de carreira e validação do modelo de negócio. “Entendemos que aproximar a sociedade da instituição é um importante passo para o sucesso dos alunos no mercado de trabalho”, afirmou o Diretor Geral do IFAM/Humaitá, Adamir da Rocha Nina Junior.
MESA REDONDA
Quatro empreendedores de Humaitá (MEI e ME) participaram de uma mesa redonda medida pelo doutor Rafael Lustosa. Todos de Humaitá os empreendedores relataram seus desafios para construir um negócio eficaz e com rentabilidade. As dificuldades fazem parte do processo de implantação de um novo negócio, assim como a falta de recursos e linhas de crédito para o novo empreendedor.
Ronilson Aragão da Barbearia Imperium Store, Mikaela Almeida da Mika Beauty, Mariana Arrais da Linda Fulô e Frank Ismael do Açai Cremoso conversaram com alunos e professores do IFAM sobre suas experiências. “Em alguns momentos quase choramos. Lembrar de todos os desafios, e saber que superamos é muito importante”, disse Mariana.
“Se reinventar, sair da zona de conforto isso é empreendedorismo”, afirmou Ronilson. “É desafiador e assustador, porém muito gratificante”, assim Mikaela descreve o empreendedorismo. “Sempre inovar e acreditar, buscar o conhecimento e aproveitar as oportunidades”, finaliza Frank que começou seu empreendimento com R$ 27,50 (Vinte e sete reais e cinquenta centavos).
Os alunos do IFAM participam de oficinas nesta sexta-feira, 22. Os treinamentos marcam o encerramento do I JIPE. O evento é uma das etapas para implantação da incubadora. A equipe do IFAM já prepara o espaço destinado a receber ideias de projetos inovadores e startups. “Serão oferecidos todos os suportes até o lançamento para o mercado”, disse Adamir.
Abaixo assista às entrevistas com os empreendedores e com o diretor geral do IFAM/Humaitá, Adamir da Rocha Nina Junior.