A sede da Sejusc – Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania foi palco nesta quinta-feira, 21, de homenagem ao capitão Castelo Branco. O capitão que atuou no 54º BIS – Batalhão de Infantaria de Selva em Humaitá recebeu o título de Cidadão Humaitaense, honraria concedida às pessoas que prestaram serviços relevantes para a população de Humaitá.
A Secretária de Estado de Sejusc, Jussara Pedrosa Celestino da Costa, Sejusc entregou o título de cidadão Humaitaense, mediante o Decreto Legislativo n°011/2006. 4 de dezembro de 2006/Gab/Presidente Câmara Municipal de Humaitá. A entrega do título ocorreu na manhã desta quinta-feira, 21, na sede da SEJUSC.
“Receber o Título de Cidadão Humaitaense, através do Gabinete da Presidência, da Câmara Municipal de Humaitá, para mim é uma honra, pois é o reconhecimento dos relevantes serviços prestados à Nação, através do Exército Brasileiro, no 54° BIS, à Cidade de Humaitá e ao povo humaitaense e a certeza do dever cumprido”, disse o capitão Castelo Branco.
O prefeito Dedei Lobo que cumpre agenda em Manaus registrou o momento. “São pessoas que ajudam a construir a história de Humaitá. Parabéns a Câmara Municipal pelo reconhecimento. Ao capitão Castelo Branco uma merecida homenagem e agora se une a nomes importantes que ajudam no desenvolvimento de Humaitá”, afirmou o prefeito.
HISTÓRICO
Fernando Maurício Pedrosa Castelo Branco é casado com Marcelle Castelo Branco, pai de André Luís, Rebeca, Benjamin e Maria Fernanda. O Capitão da Polícia Militar incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em março de 2002, com 19 anos de idade, no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva, do 1° Batalhão de Infantaria de Selva – NPOR/1° BIS (Amv). Foi declarado Aspirante-a-Oficial R-2 em dezembro de 2002.
Em junho de 2003, após realizar o Estágio de Preparação e Instrução para Oficiais Temporários – EIPOT, foi transferido para o 54° Batalhão de Infantaria de Selva – 54° BIS, onde servi como Oficial Temporário até junho de 2009.
Em 2011, foi aprovado no concurso para Oficial da Polícia Militar do Amazonas. Em 2014, declarado Aspirante-a-Oficial PM, após frequentar o Curso de Formação de Oficiais – CFO, na Academia de Polícia Militar Neper da Silveira Alencar – APMNSA.
Na Polícia Militar do Amazonas o capitão Castelo Branco serviu nas seguintes Unidades:
– Grupamento Especial de Resposta e Intervenção Rápida – GERIR;
– 1° Batalhão de Policiamento de Choque – 1° BPCHQ.
– Comando de Policiamento Especializado – CPE.
– Diretor do Instituto Penal Antônio Trindade – IPAT/SEAP; – Atualmente estou lotado na Casa Militar do Governo do Amazonas.