A Polícia Militar vem monitorando, perseguindo, já efetuou três prisões desde sábado e nesta madrugada de terça-feira, 26, trocou tiros com o bando em fuga, um fugitivo foi morto e outro ferido. Este é o resumo até o momento de um grupo fortemente armado de bandidos que chegaram à Humaitá no sábado, 23, e foram para o interior tocar o terror em comunidades e embarcações. Setores da Polícia trabalham com a informação que os bandidos fazem parte do Novo Cangaço, e são monitorados pelas Polícias do Amazonas, Rondônia e Acre onde já agiram.
No sábado o bando agiu em comunidades no interior de Humaitá, agrediram um agente de embarcação e procuravam por ouro e dinheiro nas residências. Os relatos são de moradores que auxiliaram a Polícia Militar contando a ação dos bandidos fortemente armados e violentos. Na madrugada de domingo, 24, a Polícia Militar prendeu três integrantes da quadrilha que usam dois veículos para dar suporte aos integrantes que foram ao interior.
Durante todo o domingo, a PM realizou buscas na região do Alto Crato, possível local de fuga, após abandonar a lancha que utilizaram para chegar as comunidades do interior. Nada foi encontrado, e novas informações levaram à Polícia Militar, Polícia Civil e policiais militares de Rondônia à BR 230, dois quilômetros após a balsa, sentido o Distrito de Santo Antônio do Matupí, onde na madrugada desta terça-feira aconteceu o confronto que resultou na morte de um dos fugitivos e o ferimento de outro.
Ítalo Gabriel Fernandes Góis, 18, foi morto no confronto com o Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE de Rondônia, PM e Civil do Amazonas. O criminoso é considerado de alta periculosidade. Com Ítalo foi encontrada uma metralhadora. As informações estão no site Rondoniaovivo. Ítalo Gabriel era foragido da justiça pela participação em dois homicídios em Porto Velho. Os três detidos também são de Porto Velho.
De acordo com informações da Polícia Militar de Humaitá o bando chegou ao município com oito integrantes. Três estão presos, um morto, três em fuga (incluindo um ferido) e um desapareceu. Na parte da tarde desta terça-feira, 26, a Polícia Militar continuava à procura pelos fugitivos, e trabalham com informações que podiam apontar a localização dos criminosos.