Um mutirão de cirurgias de cataratas e pterígio teve inicio nesta quarta-feira, 4, em Humaitá. Na fila do SisReg mais de 400 pessoas na cidade aguardam a cirurgia. O número aumentou com o anuncio do mutirão. Depois de mais de cinco anos o município retorna com este tipo de cirurgia que atende principalmente pessoas idosas. “Vamos garantir que até o final do ano com recursos próprios ou em parcerias realizemos mais 150 cirurgias”, afirmou Dedei Lobo, prefeito de Humaitá.
A quadra do CRA ficou pequena para as pessoas que passaram pela Sala de Regulação e aguardavam a triagem para definir a cirurgia. A equipe da Saúde de Humaitá realizou a primeira parte dos trabalhos, e uma equipe de Manaus trabalhou na triagem e definição dos procedimentos. “Vamos realizar 200 cirurgias até domingo. O processo não é complicado e o resultado é qualidade de vida para as pessoas”, afirma o doutor Alex, oftalmologista responsável.
O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza e o deputado Estadual Abdala Fraxe estiveram em Humaitá para acompanhar o inicio dos trabalhos. “Venho de uma família com problemas nas vistas. Eu sei o que significa ter dificuldades de reconhecer alguém, pessoas próximas. E é por isso que o governo do Estado apoia estas iniciativas”, afirmou Tadeu de Souza. O vice-governador destacou ainda as parcerias em andamento no município, e a importância de Humaitá, por ser cidade polo.
O Deputado Estadual Abdala Fraxe, autor da emenda para realização de mutirões afirmou que este tipo de cirurgia é a maior demanda na fila do SUS. “Nosso mandato se volta para estas questões sociais, importantes que devolvem a visão. Para 2024 vou destinar R$ 1 milhão (Um milhão de reais para as cirurgias em Humaitá”, garantiu o parlamentar. O pedido partiu do vereador Antônio Carlos Totinha que agradeceu as parcerias.
O prefeito Dedei Lobo lembrou as mais de 1.600 cirurgias de cataratas realizadas no mandato passado, e confirmou que serão realizadas mais 150 cirurgias até o final deste ano. “Vamos buscar parceiros, e se necessário vamos realizar com recursos próprios”, disse Dedei. “O Governo do estado tem sido um grande parceiro”, iniciou o prefeito para destacar “A iluminação de qualidade existente na cidade, a pavimentação que continua e os 15 leitos de UTI’s que serão implantados”, pontou Dedei Lobo.
As cirurgias acontecem até o próximo domingo nas salas de cirurgias do Hospital Regional de Humaitá. “Nossas salas estão revitalizadas, tem aparelhos de última geração e oferecem todas as condições de trabalho para os profissionais”, garantiu a Secretária Municipal de Saúde, Sara Riça.
Veja na reportagem a confirmação de novos investimentos para cirurgias de cataratas e pterígio.