Nesta quinta-feira, 12, cerca de mil crianças foram contempladas pela ação realizada por voluntários do projeto ‘Faça uma Criança Sorrir’. O evento aconteceu de forma itinerante, onde os colaboradores percorreram toda a extensão do Conjunto Rio Madeira e adjacências, beneficiando cerca de 1.200 crianças, agregadas às 500 famílias que residem no conjunto habitacional, situado à margem da BR 230, pouco mais de 5 quilômetros longe do centro da cidade de Humaitá.
Apesar da alta temperatura no momento da ação (10h – próximos 31 graus), os colaboradores seguiram o itinerário distribuindo sacolinhas com doces e centenas de brinquedos. Os brinquedos foram entregues às crianças por voluntários, palhaços e “bonecos vivos” (Homem aranha, Piu-Piu, Batman, Pantera cor de rosa, dentre outros). Os personagens encantaram as crianças.
As atividades aconteceram no período de 07:30h as 11:00h e contou com a participação de voluntários, pais e moradores externos ao conjunto residencial. Emocionada, Dona Tereza, que mora por lá desde a inauguração das casas, falou da gratidão que tem pelos voluntários e da fidelidade do projeto com os dias agendados.
Jailson Abadias, idealizador do projeto, agradeceu a Deus, aos colaboradores, empresários, amigos e também toda a equipe do “Faça uma criança sorrir”. Para ele, o protagonismo da organização das atividades realizadas pelo projeto, perpassa pela boa vontade e solicitude daqueles que doam um pouco daquilo que têm em prol do mais necessitado. “São pessoas que independente de qualquer coisa se esforçam para que tudo isso aconteça todo ano e cada vez melhor. Sem nossos colaboradores, a nossa promessa de fazer essas crianças sorrirem jamais seria possível. Me sinto muito honrado de tê-los nessa caminhada”, finalizou, Jailson.
A ação não possui fins lucrativos e já vem acontecendo há alguns anos. Esta edição é a segunda realizada este ano, a primeira, foi alusiva ao dia da Páscoa.
Sobre o Projeto
O projeto “Faça uma criança sorrir”, compreende a realização de atividade voluntárias e sem fins lucrativos que já dura 7 anos. Nesse período, o número de crianças beneficiadas saltou de 96 na primeira edição (2017) para cerca de 1.200 crianças e adolescentes na edição de 2023.
A ideia recebe a colaboração de por colegas, amigos, empresários, comerciantes, autônomos e outros profissionais e pessoas que se disponibilizam em fazer as doações e atuar nos dias agendados para realizar as ações em prol dos menores de famílias que moram no Conjunto Rio Madeira e proximidades.
As ações majoram anualmente em dois momentos: Domingo de Páscoa e dia das crianças. O público alvo, como dito, são famílias que residem no conjunto Rio Madeira, bem como, outras que moram no perímetro da “invasão” – grupo de famílias com alta vulnerabilidade socioeconômica que residem ao lado das casas do conjunto habitacional
Texto: Romilson de Azevedo
Imagens: Iasmym de Azevedo
O projeto é muito bom….as crianças ficam felizes por saber q todo ano naquele momento serão prestigiadas…o projeto é um sucesso….obrigado a todos q colaboraram…..