As escolas municipais e creches de Humaitá realizam esta semana e na próxima a primeira Feira do Conhecimento com crianças de dois, três, quatro, cinco e seis anos de idade. A Semed – Secretaria Municipal de Educação criou o projeto Pequeno Cientista para incentivar o conhecimento através da curiosidade dos pequenos estudantes. A Escola e Creche Municipal Linda Lúcia reuniu na segunda-feira, 23, alunos, pais e a comunidade para mostrar o resultado das atividades.
“Os alunos do pré I e II realizaram a primeira Feira do Conhecimento. As atividades foram desenvolvidas pelos alunos ao longo dos meses. O resultado foi mostrado para a sociedade”, disse a pedagoga da Escola, Izamar Pinheiro Lima. Os temas apresentados correspondem aos componentes curriculares das crianças. “Trabalhamos os cinco sentidos, as cantigas de roda, experimentos como o espirro do vulcão, alimentos saudáveis e cultura indígena”, detalhou a pedagoga.
A euforia das crianças com o inicio dos trabalhos foi enorme segundo depoimentos de pais e professores. Os mestres afirmaram que as crianças já queriam levar pra casa. “Eles estavam curiosos para mostrar aos familiares, e aguardaram com grande expectativa este momento de apresentação”, relatou Izamar Pinheiro da Silva.
A primeira Feira do Conhecimento foi realizada nas escolas Canaã e Linda Lúcia, na segunda-feira. Na Creche Jonecy na terça-feira, 24. Nesta sexta-feira será a vez dos alunos da Escola e Creche Maria Bonfim. A Semed informou que o projeto Pequeno Cientista continua na Escola Martha Macedo no dia 30 de outubro, juntamente com a Festa da Família e na Escola Lindalva Guerra no dia 3 de novembro. As mudanças foram provocadas pelas provas do Saeb/AM.
Na reportagem abaixo saiba um pouco mais sobre a cultura indígena, trabalhada sob a coordenação da professora Jakeline Beleza. Veja também algumas experiências apresentadas e o que diz a mãe Daivânia que destaca o encantamento de sua filha.