O Deputado Estadual Adjuto Afonso (UB) cumpriu agenda no sul do Amazonas neste final de semana. Foram três dias de uma agenda intensa. O parlamentar visitou na sexta-feira, 27, o viveiro de mudas de café do senhor Luis Carlos Silva Coimbra ‘Bigode’, no KM 57 da BR 230, sentido Lábrea. O viveiro trabalha com ‘cavalos’ (método de enxertia com mudas no estágio de palito de fósforo e em lugar bastante úmido) vindos da região da Zona da Mata, em Rondônia.
Na Assembleia Legislativa o deputado pretende mostrar as particularidades da região com vocação para o setor primário.
Adjuto Afonso esteve na rádio FM 104,9 e conversou com o jornalista Fábio de Souza. “Participei de Audiência Pública sobre o extrativismo mineral familiar na Calha do Madeira e fizemos alguns encaminhamentos. Vamos apresentar um projeto para tratar do Marco Regulatório para o setor e na assembleia também vamos dar celeridade ao Zoneamento Econômico/Ecológico para o Estado”, relatou o parlamentar.
O Deputado do União Brasil visitou a aldeia Parintintin no km 45 da BR 230, sentido Distrito de Santo Antônio do Matupí. Através de emenda parlamentar a Secretaria Municipal dos Povos Indígenas adquiriu um veiculo que auxilia no transporte da produção. “Através das emendas podemos atacar problemas pontuais e acelerar a solução”, comentou Adjuto. A comitiva do deputado esteve no sul de Canutama, na comunidade de Açuanopolis onde participou de audiência pública.
A agenda no sul do Estado foi finalizada no Distrito de Realidade, distante 100km de Humaitá, na BR 319. Adjuto agradeceu a votação na comunidade, conheceu uma plantação de café já em produção e mais viveiros com cerca de 500 mil mudas de café. “A comunidade quer regularização fundiária, energia de qualidade e vicinais com trafegabilidade o ano inteiro. Em parceria com a prefeitura vamos disponibilizar recursos para aquisição de cascalho”, frisou Adjuto. O parlamentar visitou a agroindústria de beneficiamento de café da Associação dos Cafeicultores, além de conhecer a lavoura. A Associação tem um milhão de pés de café plantados. O produtor Norberto Pacu apresentou a produção e entregou algumas demandas em nome da comunidade.
Em Realidade Adjuto Afonso foi acompanhado do prefeito Dedei Lobo, do presidente da CDL, Euclides Dobri Junior, dos vereadores Evanei Mendonça e Ley Siqueira. O encontro foi organizado pelo ex-vereador Joel Guerra e o seu Izaias, morador do Distrito. “Foi uma oportunidade de mostrar as necessidades do Distrito ao deputado. Agora a Assembleia vai entender que temos modelos econômicos diferentes no sul do Estado. E tudo passa pelo fortalecimento do setor primário”, enfatizou Joel Guerra.
O presidente da CDL, Euclides Dobri Junior acompanha o desenvolvimento no Distrito de Realidade desde 2015. “Já avançamos muito. Hoje temos estradas cascalhadas no setor urbano, o Distrito conta com máquinas exclusivas para manter as vicinais, e acredito que novos investimentos virão nesta parceria do deputado Adjuto Afonso com a prefeitura de Humaitá”, disse Euclides.
“Sou um defensor do primeiro setor e encontrei no deputado um parceiro para defender o desenvolvimento através da produção”, continuou Euclides Dobri Junior. O presidente da CDL lembrou que o parlamentar é presidente da Comissão de Assuntos Econômica da Assembleia e membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. “São Comissões importantes para debater modelos econômicos e vocações regionais como as do sul do Amazonas”, concluiu Euclides.
“Quero agradecer com trabalho. Foram três dias de muito aprendizado, conhecimento e demandas quer vamos encaminhar na Assembleia Legislativa. O parlamentar sai satisfeito”, finalizou Adjuto Afonso.