“Prevenir é a melhor forma de lutar” este foi o slogan do Outubro Rosa em Humaitá. Durante todo o mês de outubro a Semsa – Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas ações voltadas a saúde da mulher com ênfase na prevenção ao câncer de mama. A campanha internacional visa conscientizar da importância do auto toque para prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer. “Realizamos palestras, oficinas e workshop nas UBS’s, em empresas privadas e nas escolas com professores”, afirmou Sayla Lobato da Costa, enfermeira responsável pela saúde da mulher.
Segundo a enfermeira a descoberta precoce do câncer de mama a taxa de cura chega à 95%. “Nas palestras com as mulheres foi enfatizado a importância da mamografia dos 40 aos 69 anos. Informamos ainda sobre o papanicolau que deve ser realizado dos 25 aos 69 anos”, disse Sayla.
Em 2022 Humaitá registrou seis novos casos de câncer de mama. Foram realizados 330 exames de mamografia ao longo do ano passado. O ano de 2023 ainda não foi fechado, mas até setembro mais de 170 exames foram realizados em parceria com o Hospital de Amor, informou a enfermeira responsável pela saúde da mulher.
Para Sara Riça, Secretária Municipal de Saúde a educação física é muito importe na prevenção de doenças. A movimentação através da dança e seus ritmos impõe hábitos saudáveis. A semsa realizou o dia D nas Unidades Básicas de Saúde no dia 21 de outubro, e foram realizadas atividades também no Hospital Regional de Humaitá. “Envolvemos o Caps, CRAS, secretaria de educação e todas as unidades da prefeitura receberam orientações sobre o câncer de mama”, relatou Sara.
NOVIDADES
A Secretária destacou a parceria com o Hospital de Amor onde as mulheres tem a oportunidade de realizar a mamografia e o preventivo no Hospital de Amor, em Porto Velho. Sara Riça disse a reportagem que o Mamógrafo dos Hospital Regional esta sendo revitalizado, e será instalado no CEHUM, anexo a Secretaria de Saúde, próximo a Praça da Saúde.
“A equipe está realizando a manutenção do equipamento e da sala e o Mamógrafo vai funcionar no Centro de Especialidades de Humaitá onde se é ofertada a ultrassonografia. O atendimento de mamografia será ativado em novembro”, confirmou Sara.
Na reportagem acompanhe a entrevista com a enfermeira responsável pela saúde da mulher em Humaitá e imagens inéditas das atividades realizadas na Orla Municipal.