O Conselho Distrital da Saúde Indígena, DSEI Porto Velho reúne em Humaitá conselheiros de saúde indígena de 15 cidades de Rondônia e Amazonas. A abertura oficial do evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 29, no auditório da prefeitura de Humaitá. O prefeito Dedei Lobo recepcionou os visitantes e apontou ações que são desenvolvidas junto aos povos indígenas do sul do Amazonas. Humaitá concentra pelo menos 10 etnias.
“Humaitá foi o segundo município brasileiro a constituir uma secretaria municipal dos povos indígenas. Esta ação fortalece as políticas públicas e amplia a ação do Estado junto aos povos indígenas. A secretaria esta estrutura e bem representada junto aos organismos estaduais e federal. A chegada do Raimundo Parintintin à Funai em Humaitá fortalece ainda mais nossas ações”, disse Dedei Lobo.
Ivanildo Tenharin, presidente do Conselho Distrital da Saúde Indígena – DSEI Porto Velho destacou que o encontro foi dividido em duas etapas. “A primeira foi de capacitação para os conselheiros da saúde indígena, e a partir de hoje vamos iniciar o plano para o quadriênio de planejamento da saúde indígena na região”, disse Ivanildo. O secretário Municipal dos Povos Indígenas em Humaitá disse ainda que o plano pretende apresentar problemas de logística e falta de medicamentos. “Estes problemas são reflexo das gestões anteriores no Governo Federal e cabe ao Conselho que é um órgão deliberativa apontar as soluções que serão executadas a partir de 2024”, argumentou Ivanildo Tenharin.
O plano elaborado nos próximos três dias em Humaitá será executado pelas Casais – Casa de Apoio a Saúde Indígena nas cidades atendidas pela Distrital de Porto Velho.