Uma comitiva composta por quatro representantes do Banco KFW da Alemanha e um representante da Embaixada alemã no Brasil estiveram em Humaitá nesta sexta-feira, 26. A comitiva veio acompanha do Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Costa Taveira e manteve reuniões com o prefeito Dedei Lobo, o secretário de Meio Ambiente, John Auler, além de representantes do IPAAM local. O encontro aconteceu no Centro Multifuncional de Humaitá.
Inaugurado em 2018, o Centro Multifuncional é uma parceria do Governo do Estado com a Cooperação Financeira Brasil/Alemanha, administrada pela Gopa (Cooperação Técnica Internacional), e financiada pelo KFW. A missão está percorrendo o interior do Amazonas para avaliar os impactos positivos do projeto no combate ao desmatamento e a conservação.
Franziska Tröger é primeira-secretária para o Desenvolvimento Sustentável e Florestas da Embaixada da Alemanha acompanha a delegação e destacou que os investimentos da Alemanha na Amazônia acontecem desde a década de 90. O principal objeto da missão é verificar o progresso destes projetos financiados em parceria com os governos brasileiro e do Amazonas.
O prefeito Dedei Lobo aproveitou o encontro para apresentar avanços e desafios do Meio Ambiente no sul do Amazonas. “Defendemos um fortalecimento da Secretaria de Meio Ambiente e a descentralização de alguns serviços. Com a funcionalidade no interior e agilidade nas respostas será sensível a mudança de comportamento e a preservação”, afirma o prefeito.
Dedei Lobo afirmou que políticas públicas precisam ser financiadas para fortalecer a agricultura de precisão. “A tecnificação e o aporte do Governo e Instituição Financeiras é possível alcançar o pequeno produtor mostrando outras alternativas além da queimada”, defendeu Dedei Lobo.
A comitiva alemã se mostrou sensível as demandas apresentadas. O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira também falou em fortalecimento de serviços da pasta no interior para facilitar o acesso do produtor/ribeirinho. A prefeitura deve encaminhar projetos para garantir recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente e buscar orientações para adequações da Secretaria Municipal que poderá ampliar seus serviços, descentralizando licenças e regularização.
Assista o vídeo abaixo com o resumo da reunião realizada no Centro Multifuncional de Humaitá.