Uma das mais tradicionais festas em honra a São Sebastião, a festa na comunidade Jacundá no Lago do Uruapera, realizada neste final de semana (27 e 28), já aconteceu na nova sede social, construída com recursos próprios pela prefeitura de Humaitá.
Embora ainda não tenha sido inaugurada oficialmente, o prefeito de Humaitá Dedei Lobo autorizou a realização da festa na nova sede social, que atraiu uma multidão de pessoas do próprio município de Humaitá e outros como Manaus e Porto Velho (RO), além de centenas de pessoas das comunidades ribeirinhas.
A nova sede social construída com estrutura metálica, tem arquitetura semelhante ao galpão do parque de exposições municipal, e segundo o prefeito Dedei Lobo, outras sedes com o mesmo padrão serão construídas nas comunidades do interior.
Os festejos religiosos são uma grande tradição no interior do município de Humaitá e remontam ainda ao período de sua fundação nos idos de 1890.
Para Cristóvo do Uruapeara, um dos organizadores do evento o sucesso do festejo é resultado do empenho de toda a comunidade. “Este momento é aguardado por todos. Um festejo para celebrar São Sebastião e confraternizar com as comunidades. A festa reúne pessoas de todas as regiões”, afirmou Cristóvo.
No sábado, 27, a Semes – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer organizou o torneio com premiação para as equipes femininas e masculinas. “Nível técnico elevado e jogos que apontam para a rivalidade do futebol no interior. Foi uma grande festa do esporte também”, comentou o Secretário Municipal de Esportes, Gelásio do Espirito Santo ‘Barbinha’.
“Queremos agradecer as parcerias com a prefeitura de Humaitá, através da Secretaria Municipal de Cultura, os colaboradores e as comunidades da Calha do Madeira. O festejo foi um sucesso construído com muitas mãos”, finalizou Cristóvo.
Fonte – Com Informações da Secom/Humaitá