Terminou nesta sexta-feira, 9, a audiência anual da UIP – União Interparlamentar. A reunião, com representantes do mundo todo, ocorreu na sede das Nações Unidas – ONU – em Nova Iorque.
O deputado federal Átila Lins (PSD-AM), vice-presidente da UIP, integrou a delegação brasileira no evento. Este ano, o tema da audiência anual da UIP foi “Acabar com os conflitos: receitas para um futuro pacífico”.
Em um dos painéis da reunião internacional, o decano da bancada amazonense e da Câmara dos Deputados, deixou sua posição sobre a diplomacia parlamentar para a paz, as boas práticas e desafios comuns.
No discurso, Átila Lins declarou:
“O Brasil tem enfatizado a urgência de se engajar novamente na busca da paz, em contraste com narrativas divididas, que apenas reforçam o cenário atual de fragmentação e polarização geopolítica. Mas, o nosso país rejeita a busca de hegemonias, sejam elas antigas ou novas”.
E prosseguiu:
“Conforme estabelece a Carta das Nações Unidas, condenamos a ameaça ou o uso da força como meio de resolver disputas. Refutamos visões de mundo baseadas em divisões simplistas que não refletem a complexidade da realidade, abordagem que não beneficia a grande maioria dos países e apenas semeia divisão entre as nações”.
Engajamento parlamentar
De acordo com o decano, o engajamento parlamentar pode contribuir para maior interação entre as nações e consequentemente para a construção de consensos.
Troca de experiências
Ainda segundo o deputado amazonense, o parlamento brasileiro, além do engajamento por meio da UIP, desenvolve frequentes ações de interação parlamentar e está sempre aberto à troca de experiências com as casas legisladoras de outros países.
“Portanto, será sempre uma satisfação poder desenvolver projetos conjuntos nas mais diversas áreas com nossos países amigos, com foco na elaboração de leis para o bem-estar de nossos povos”, ressaltou. Por fim, o decano quis saber dos colegas deputados sobre as ações concretas programadas no âmbito da UIP para a construção da paz em regiões de conflito.
Fonte – Assessoria