O prefeito do município de Humaitá, José Cidenei Lobo do Nascimento (UB), nomeou nesta sexta-feira, 1, 11 novos gestores e gestoras das escolas municipais da zona urbana, educação do campo e educação indígena.
A solenidade foi realizada no espaço de eventos ML Cremonez e contou com a participação de vereadores, secretários municipais, representantes de instituições presentes no município e profissionais da educação.
A secretária municipal de educação, Arnaldina do Socorro Chagas, deu as boas vindas aos presentes e agradeceu o empenho de toda a equipe gestora da educação municipal e aos profissionais que militam no dia a dia das escolas.
A secretária lembrou que importantes avanços já foram verificados, mas, a preocupação com a equidade e com um crescimento ainda maior devem ser constantes, sobretudo porque “em geral nossa clientela é composta de alunos oriundos de famílias de baixa renda, de pessoas necessitadas, que precisam de uma atenção e uma estrutura educacional capaz de atender às suas necessidades”.
INÉDITO
Um fato inédito em Humaitá, foi a nomeação de três gestores indígenas, que irão comandar a educação nas escolas localizadas nas aldeias Pupunha, Traíra e Marmelo.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), esse fato é inédito, pois, as escolas indígenas do município de Humaitá, nunca tiveram gestores devidamente nomeados.
O prefeito Dedei Lobo ressaltou que os avanços na educação municipal são visíveis, mas, é preciso avançar ainda mais. Dentre os avanços, o prefeito destacou a realização de concurso público para a educação, pagamento de abono, avanços na discussão sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério, melhor remuneração dos municípios do interior do Amazonas, dentre outros.
Um dos pontos enfatizados pelo prefeito, foi a criação do Programa Escola Premiada, criado através da Lei Municipal 967/2023, que premia as escolas municipais com melhor aproveitamento no IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica). Em 2024, mais de meio milhão de reais foram pagos em premiação.
VEJA QUEM SÃO OS NOVOS GESTORES E GESTORAS:
Neusonita de Araújo Garcia – Escola Municipal Cristo Rei (Lago Uruapeara)
Rosivane Sarmento Soares de Oliveira – Escola Municipal Dom Bosco (zona urbana)
Maria Madalena de Oliveira Pinto – Escola Municipal São João Bosco (Localidade Carará, Rio Madeira)
José Raimundo de Moraes Quinderé – Escola Municipal José Menezes Tiúba (Lago do Acará)
Ralison de Souza Umbelino – Escola Municipal Maria do Carmo Ferreira (Localidade Santa Luzia, Rio Madeira)
Washington José Silva de Almeida – Escola Municipal Marly Lobato Nery (Localidade Bom Futuro, Rio Madeira)
Ivanilda Carvalho de Oliveira – Escola Municipal Padre Luiz Bernardes, Localidade Descanso, Rio Madeira)
Domingos Sávio Coutinho Porfírio – Escola Municipal Vereador Manoel de Oliveira Santos, Localidade Realidade, BR-319)
Aurélia Erea I Tenharin – Escola Municipal Indígena Francisco Meireles (Aldeia Marmelo)
Marcelino Parintintin – Escola Municipal Indígena Nove de Janeiro (Aldeia Traíra)
Rosangela Parintintin – Escola Municipal Indígena São José (Aldeia Pupunha)
Assista a reportagem e saiba o que diz a gestora da escola Municipal Indígena Francisco Meireles
Fonte – Secom/PMH
Boa tarde