O navio de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz da Marinha do Brasil iniciou atendimentos ao longo do Rio Madeira às comunidades ribeirinhas de Humaitá. A solicitação foi feitio pelo prefeito Dedei Lobo, durante a inauguração da Escola de Ensino profissionalizante Marítimo, em Humaitá na Agência Fluvial, na sexta0-feira, 8. O prefeito relatou as dificuldades de atendimento ao interior ao Capitão dos Portos de Porto Velho, Capitão de Fragata, Matheus de Athaides Firmino.
Na segunda-feira, 11, o navio e a tribulação do Oswaldo Cruz atenderam na região de Muanense. realizou através de sua equipe médica 197 atendimentos. Foram 172 atendimentos médicos e 25 odontológicos. A equipe do comandante Rocha Filho atendeu no Carara na terça-feira, 12, e nesta quarta-feira, 13, o navio estará na Comunidade São Rafael, no rio Madeira, realizando atendimentos aos moradores da comunidade e e entorno como Meditação, São Raimundo, Bahianos, Bom Futuro e Retiro do Castanhal.
A embarcação uma das quatro de Assistência Hospitalar do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil na Amazônia realiza atendimentos médicos, odontológicos e exames diversos, atendendo aos moradores das comunidades e entorno. As esc0olas e Unidade Básicas de Saúde são utilizadas como base para triagem.
Na quinta-feira o Navio de Assistência Hospitalar segue para Manicoré e Novo Aripuanã e Borba.