Dados divulgados pelo Sistema de Informação à Saúde para a Atenção Básica, do Ministério da Saúde, no último mês de fevereiro de 2024, mostram que o município de Humaitá superou a meta de acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família no município, na área da saúde.
Segundo os dados divulgados, do total de beneficiários na primeira vigência, a meta era de 85%, o município atingiu 91,3%. Já na segunda vigência, a meta pretendida era de 85% e chegou a 90,7%. Os dados consolidados são relativos ao ano de 2023.
O acompanhamento dos beneficiários que incluem crianças de 0 a 7 anos de idade e mulheres, incluindo as grávidas, nas zonas urbana e rural e aldeias indígenas, é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com o acompanhamento das equipes da Atenção Básica.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura de Humaitá não tem medido esforços para dar condições às equipes de acompanhamento, visando sempre a atender o maior número de pessoas possível, para que as famílias não sejam prejudicadas pela eventual falta de dados no Ministério da Saúde.
Fonte – Secom/PMH