Humaitá chega aos 153 anos de Emancipação Política/Administrativa neste domingo, 15. As comemorações alusivas ao aniversário da cidade começam nesta sexta-feira, 13. “Serão três dias de eventos voltados à comunidade”, disse o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ronald Siqueira.
A prefeitura fez uma programação que vai compreender exposições (fotográficas, artes plásticas e histórica), envolvendo instituições do município e artistas locais. “Vamos contar a história de Humaitá através das histórias das instituições”, argumentou Ronald Siqueira. A maior parte das atividades vai acontecer no entorno da Praça Benjamim Constant, no Centro Histórico de Humaitá.
Na sexta-feira, 13, as atividades começam às 16h com as escolas realizando apresentações culturais. Às 20h entra em ação o Parque Alternativo com apresentações de bandas locais. O palco foi construído próximo à Câmara Municipal. No sábado, a programação oficial divulgada pela prefeitura prevê a inauguração de uma escola municipal na Comunidade São Miguel, zona rural de Humaitá.
No sábado à tarde, a partir das 15h o palco alternativo será ativado com mais apresentações de bandas, e exposições das instituições. Às 18h está agendada uma celebração evangélica. A partir das 21h as bandas regionais e locais sobem ao palco alternativo, e Guto Lima se apresenta às 22h.
No domingo o ato cívico abre as comemorações dos 153 anos de Humaitá. Vinte e cinco escolas vão desfilar, incluindo os Desbravadores. Participam do desfile também a Marinha, Exército (54º BIS) e banda, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (incluindo o pelotão mirim com 40 alunos) e a Guarda Municipal.
A Escola Marlucia Gomes de Oliveira, no Bairro Nova Humaitá, será inaugurada às 10h; às 10h40 a Comitiva inaugura a primeira Creche em tempo integral (Jonecy Alves de Farias), no Bairro Nova Esperança. Ao lado do Hospital Regional de Humaitá acontece o lançamento da Pedra Fundamental de início da Construção da sede do Fórum de Justiça, e ao meio-dia será inaugurada a sala do cartório dentro HR para emissão da Certidão de Nascimento.
À noite as exposições continuam na Orla da Cidade, e dois shows estão agendados. Murilo Huff, atração nacional vai para o palco às 23h, e na sequência Rafinha Barba fecha as comemorações alusivas ao aniversário da cidade. Veja o que diz Ronald Siqueira sobre a festa.