Começou nesta segunda-feira, 22, o acampamento Terra Livre. O movimento é considerado a maior mobilização dos povos indígenas do Brasil e acontece todos os anos no Distrito Federal. O Secretário Municipal dos Povos Indígenas de Humaitá, Ivanildo Tenharin lidera um grupo de 50 líderes indígenas do sul do Amazonas.
Nesta terça-feira, 23, o grupo manteve reuniões com o senador da República, Eduardo Braga (MDB). De acordo com Ivanildo Tenharin foram apresentadas demandas comuns dos indígenas ao senador amazonense. Foi solicitado uma emenda parlamentar à Coordenação Regional do Madeira (FUNAI), que permita a aquisição de implementos e máquinas agrícolas para que as comunidades indígenas possam desenvolver atividades agrícolas de forma sustentável.
Ainda segundo o Secretário Ivanildo, Eduardo Braga reforçou seu comprometimento com o povo de Humaitá e se colocou à disposição para ajudar no que for possível as comunidades indígenas.
O Acampamento Terra Livre – ATL é realizado todos anos na capital federal, na semana dos Povos Indígenas do Brasil e segundo lideranças indígenas, é a maior mobilização do movimento dos povos indígenas do Brasil. O acampamento segue em Brasília até a próxima sexta-feira, 26
De acordo com Ivanildo Tenharin, em torno de 8.000 mil pessoas participam do movimento. Indígenas das etnias Tenharin, Parintintim, Jiahui, Apurinã, Mura, Torá, Mundurucu e Juma, são os representantes do sul do Amazonas.
Com informações da Secom/PMH