O Senador da República pelo Amazonas, Plínio Valério (PSDB), recebeu na tarde desta quarta-feira, 24, em seu gabinete, uma comitiva de lideranças indígenas dos municípios do sul do Estado do Amazonas. Ivanildo Tenharin, Secretário Municipal Indígena de Humaitá, foi um dos que estiveram com o Senador.
O grupo de lideranças indígenas, participa em Brasília-DF, do Acampamento Terra Livre, que acontece até o dia 26 de abril e como parte das atividades, esteve reunido com o senador amazonense, em seu gabinete para apresentar demandas comuns dos indígenas.
De acordo com o Ivanildo Tenharin, as lideranças abordaram vários temas com o Senador, como saúde, educação, exploração sustentável da floresta e mais apoio à Coordenação Regional do Madeira (FUNAI).
Plínio Valério, disse Ivanildo Tenharin, “é um Senador bastante preocupado com as questões de Humaitá e demais municípios vizinhos e deixou claro que irá apoiar Humaitá, naquilo que estiver em seu alcance”, destacou.
O líder indigenista informou a reportagem do Notícias da Amazônia que o senador deve fazer uma indicação de emenda parlamentar no valor de RS 500.000,00 (quinhentos mil reais) para construção dos Pontos de Apoio para Atendimento da Equipe da Saúde Indígena nas aldeias: Aldeia Jui, Aldeia Vila Nova , Aldeia Marmelo e Aldeia Bela Vista.
O Acampamento Terra Livre – ATL é realizado todos anos na capital federal, na semana dos Povos Indígenas do Brasil e segundo lideranças indígenas, é a maior mobilização do movimento dos povos indígenas do Brasil.
De acordo com Ivanildo Tenharin, em torno de 8.000 mil pessoas participam do movimento. Indígenas das etnias Tenharin, Parintintim, Jiahui, Apurinã, Mura, Torá, mundurucu e Juma, são os representantes do sul do Amazonas.
Com informações da Secom/PMH