A delegada da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), Débora Mafra foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) com a Medalha Ruy Araújo, por meio da Resolução Legislativa n° 1.014/2023, de iniciativa do deputado estadual João Luiz (Republicanos).
“Parabenizo a Dra. Débora Mafra e acreditamos que toda sociedade reconhece o trabalho brilhante, que ela vem desenvolvendo em defesa e proteção das mulheres. A delegada Débora Mafra também nos ajudou a construir a Lei nº 6.354/2023, que dispõe sobre a criação do site Maria da Penha Online e que em diálogo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida está sendo construído no nosso estado”, disse o deputado estadual João Luiz.
A homenageada, delegada Débora Mafra destaca que a entrega da honraria é o reconhecimento do trabalho dedicado durante 10 anos na Delegacia Especializada em Crimes Contra Mulher (DECCM), principalmente, no combate a violência da mulher.
“Isso me trouxe um grande combustível para continuar na luta e mostrar que o caminho é esse. Estou muito emocionada hoje e agradeço demais o deputado João Luiz pela iniciativa dessa comemoração e ao presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, que assinou a propositura para que ocorresse um dia exemplar como esse”, frisou a delegada da PCAM.
O delegado Geral-Adjunto da PCAM, Guilherme Torres, que representou o governador Wilson Lima, afirmou que se sente honrado como policial pela homenagem que o Poder Legislativo presta para a delegada Débora Mafra.
“Ela faz um trabalho incrível nas defesa das mulheres, que é um trabalho árduo e difícil, onde tem muitos obstáculos, mas ela conduz bem há muito tempo. Essa medalha é mais do que merecida para a doutora”, pontuou o delegado Guilherme Torres.
O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (SINDEPOL/AM), Jeff MacDonald, em discurso, disse que o deputado estadual João Luiz tem valorizado os policiais civis do estado na Assembleia Legislativa com várias homenagens.
“Esse é o reconhecimento que o estado do Amazonas, através da Assembleia concede a Dra. Débora Mafra pelo trabalho dela desde quando ela era escrivã de polícia e depois como delegada, desde 2011, e na Delegacia da Mulher onde houve o destaque do trabalho dela perante a sociedade”, enfatizou MacDonald.
A solenidade contou com a presença da comandante da Ronda Maria da Penha, major da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Tatiana Souza, delegado da PCAM, Jander Mafra, titular do 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP), defensora pública, Carolina Norões, delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), familiares da homenageada e dentre outras autoridades do estado do Amazonas.
História
A delegada Débora Mafra nasceu na cidade de Osasco (SP), filha de Therezinha Apparecida Pignata e Julio Pereira. Débora tem origem em uma família muito humilde, no que tange ao fator financeiro. Em razão disso, Débora criou muita força, vinda de Deus, para o trabalho. Em Sorocaba cursou o Ensino Médio, o curso de Magistério, na Escola Municipal Getúlio Vargas, onde se habilitou para exercer o magistério infantil e de ensino fundamental (de primeira a quarta série), onde passou a ministrar aulas para crianças do pré-escolar, durante cinco anos.
Veio para Manaus (AM), cidade que ama demais e que a acolheu com muita ternura. Na capital amazonense, em 2009, já graduada em Direito e pós-graduada em Direito Tributário pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi aprovada no concurso para o cargo de Delegado de Polícia, obtendo a segunda colocação no certame. Mafra assumiu como Delegada Adjunta no 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Adjunta na Delegada Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), Titular do 28° DIP, Delegacia da Mulher-Anexo e Titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), onde desenvolve um trabalho de excelência na proteção das mulheres.
Fonte – Assessoria