Foi entregue neste segunda-feira,13, a comunidade estudantil a Escola Municipal Lindalva Guerra de Souza com capacidade máxima. A Escola funcionou por dois anos no antigo Centro do Menor, e seus professores e alunos aprovaram as reformas. As duas primeiras empresas que venceram a licitação abandonaram o trabalho. Depois de vencidos os entraves burocráticos uma terceira empresa concluiu todas as etapas previstas.
A DSB Engenharia reformou a cobertura, realizou reforma e pintura nas salas de aula e administrativo. A Escola Lindalva Guerra também recebeu revitalização na parte elétrica e hidráulica, além de ter o pátio ampliado e todo pavimentado com cimento. Uma pista de acessibilidade foi construída. “Estamos felizes por retornar à nossa casa” disse a gestora da Escola Samara.
A solenidade de reinauguração contou com autoridades municipais e dois filhos da professora Lindalva Guerra (Joel e Jonas Guerra). O prefeito Dedei Lobo destacou o crescimento da Educação nos últimos anos apontando para o desempenho no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. “Recebemos a educação em 2020 com índice de 4.3 na 45ª posição, em 2021 pulamos para 5º lugar entre os municípios do Amazonas, e na avaliação de 2023 atingimos 5,19 pontos no IDEB, segundo o Governo Federal”, relatou o prefeito.
“Os projetos e programas desenvolvidos na Semed tem contribuído para este avanço”, afirmou o prefeito destacando o Avalia Humaitá e a Educação Premiada, criada através da Lei Municipal 967/2023, aprovada na Câmara de Vereadores. “Outro projeto que vem resgatando a história de Humaitá chega a sua terceira edição no aniversário da cidade, é o ‘Princesinha do Madeira’, nossas crianças estão resgatando a história de Humaitá para que tenhamos um futuro ainda melhor”, disse o prefeito convidado a comunidade para participar das comemorações do aniversário no Centro Histórico (Orla Municipal e Praça da Matriz).
Os vereadores presentes ao evento (Evanei Mendonça, Ray Santos, Samuel da Colônia, Pachequinho, João Aragão, Ley Siqueira e Dr. Jorge André adotaram a mesma linha de pensamento enfatizando os avanços na educação. O ex-vereador e filho de Lindalva Guerra, Joel Guerra disse estar emocionado com a reconstrução da Escola. A escola havia sido inaugurada em 1987 pelo então prefeito Roberto Rui, no Governo de Amazonino Mendes.
Na reportagem abaixo veja como foi a reinauguração que abriu as comemorações dos 155 anos de Emancipação Político/Administrativa de Humaitá.