O Coordenador do Programa Vida no Trânsito em Humaitá, enfermeiro Judson Formiga e a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aquila Oliveira participaram do programa Notícias da Amazônia na FM 104,9 para divulgar as ações do ‘Maio Amarelo’, mês de prevenção aos acidentes de trânsito. O programa Vida no Trânsito foi implantado em Humaitá em 2022 para informar, educar e mobilizar a sociedade em torno deste problema. “Conscientização é uma das palavras chaves”, afirmou Judson.
“Estudos mostram os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte e internação hospitalar no Brasil, com custo elevadíssimo e a vida é o maior deles” afirmou Judson Formiga Coordenador do Programa Vida no Trânsito em Humaitá. Aquila Oliveira apresentou os números do município. São acidentes que chegam ao Hospital Regional de Humaitá. Em 2022 foram 1056 e 10 mortes registradas. Em 2023 o HR atendeu 788 pessoas vitimas de acidente no trânsito com 14 óbitos. O relatório atualizado pela Semsa – Secretaria Municipal de Humaitá indica que nos primeiros quatro meses de 2024 o município registra duas mortes por acidente de trânsito e 286 pessoas passaram pelo HR vítimas de acidente.
“Esses números são de vítimas de acidentes que procuram atendimento no hospital com hematomas, fraturas ou óbito”, produzidos pelo trânsito esclareceu a profissional de saúde. Os números contabilizados pela Polícia Militar podem ser ainda maior.
Os entrevistados confirmaram para esta quinta-feira, 23, a Caminhada pela Paz no Trânsito com o lema ‘Paz no Trânsito começa por VOCÊ’. A concentração e saída acontecem na Praça da Saúde a partir das 16h. “Todos estão convidados”, disse Aquila. Judson Formiga adiantou que na sexta-feira, a prefeitura através do Programa Vida no Trânsito da Semsa realiza a Blitz Educativa.
“Vamos utilizar pontos estratégicos para panfletar e esclarecer os motoristas e usuários do trânsito”, informou Judson.A ação acontecerá simultaneamente, a partir das 16h no semáforo da Escola José Cesário, na rotatória central em Humaitá, semáforo do Supermercado Tchê e cinco de setembro, região central.
A caminhada pela Paz no Trânsito começa na Praça da Saúde e vai até a Orla Municipal, no centro Histórico de Humaitá.