A Prefeitura de Humaitá realizou na manhã desta sexta-feira, 24, uma grande mobilização com vários segmentos da sociedade organizada e população com o objetivo de chamar a atenção para a questão do autismo no município.
O encontro que reuniu autoridades locais, estudantes, gestores, servidores públicos, representantes de instituições voltadas ao tema e um grande número de populares, foi realizado na quadra de esportes da Escola Patronato Maria Auxiliadora, no centro de Humaitá.
No encontro, professores e técnicos que atuam na Associação Espaço do Autismo TEAmo, uma entidade que assiste aos autistas em Humaitá, apresentaram ao público o trabalho que é realizado pela Associação, abordando os desafios e as necessidades do dia-a-dia.
Na ocasião a psicóloga Neilda Oliveira, coordenadora da Associação Espaço do Autismo TEAmo, agradeceu o apoio recebido pela prefeitura de Humaitá, que disponibiliza professores e outros profissionais, e ao deputado estadual Roberto Cidade, que destinou recursos via emenda parlamentar, para a Associação.
Em seu discurso, o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo apresentou os avanços alcançados pelo município nas áreas de saúde e educação, pontuando também, os desafios do município em se preparar para prestar um atendimento mais inclusive e humanizado, nos estabelecimentos públicos, como escolas, UBS´s e na Assistência Social.
Na ocasião, Dedei Lobo entregou o cheque simbólico no valor de R$ 500 mil, valor da emenda do Deputado Roberto Cidade, repassados integralmente para a Associação TEAmo.
Os recursos financeiros, já foram repassados à associação através do Termo de Fomento 001/2024-PMH, Termo de Convênio nº. 001/2023-SEJUSC.
Falando em nome da Câmara de vereadores e representando os parlamentares presentes (Dr. Jorge André, Evanei Mendonça, Pacheco, João Aragão e Totinha), o vereador Lei Siqueira destacou as leis aprovadas na Câmara Municipal em favor dos autistas. “A mais recente trata da proibição de fogos de artifícios com explosivo. Sem perder a beleza dos shows pirotécnicos que encantam pela beleza e preservam o autista”, disse Ley Siqueira.
Ley Siqueira também comentou a sanção do Governador à Lei a Lei nº 6.847, de autoria do deputado estadual Mário César Filho (UB), que garantem o direito de até dois acompanhantes para crianças, adolescentes e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todas as unidades de pronto-atendimento, maternidades e instituições hospitalares, da rede pública e privada no Amazonas, mediante a apresentação de laudo, atestado médico ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). “É necessária uma adequação imediata”, disse o parlamentar.
O prefeito Dedei Lobo fez uma solicitação às secretarias de saúde, educação e assistência social para adequações em atendimento as demandas apresentadas pela Associação. “Na próxima segunda-feira as repartições municipais estarão prontas para cumprir o que determina a lei estadual. Humaitá tem evoluído muito em políticas públicas em beneficio dos autistas, e o dia de hoje é para ter a certeza que vamos continuar avançando e adaptando os trabalhos já oferecidos”, finalizou o prefeito.
Na reportagem veja a avaliação da psicóloga e coordenadora do Espaço do Autismo TEAmo, Neilda Oliveira sobre o Dia D, realizado nesta sexta-feira, 24.