O presidente Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas e Secretário do Amazonas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual João Luiz (Republicanos) destacou nesta quinta-feira, 30, que os 28 anos da Unale demonstram o trabalho e dedicação em prol das questões que fortalecem o Poder Legislativo Estadual brasileiro e do Amazonas, além de reforçar os cumprimentos dos direitos constitucionais do povo brasileiro.
“A Unale é uma instituição que valoriza o trabalho do parlamentar estadual. Agradeço o nosso atual presidente da Unale, deputado estadual Sérgio Aguiar (CE), que tem dado todo apoio a Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas, a qual presidimos, e nos dá aval com diversas ações no Brasil”, disse o deputado João Luiz.
João Luiz destaca que a Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas já alcançou mais de 7 mil pessoas com o Simpósio Prevenção é Solução, que ocorreu nos estados de Roraima, Rio Grande do Sul, Amazonas e Rio de Janeiro.
História
A Unale foi criada em 30 de maio de 1996, em Belém, no Pará, resultante da fusão do Colégio Brasileiro de Presidentes de Assembleias Legislativas e da União Parlamentar Interestadual (UPI).
O maior objetivo da entidade é valorizar e promulgar o trabalho do parlamentar estadual e agregar conhecimento e discussões de grande proporção e relevância nacional e internacional em todos os estados e na interlocução junto ao Congresso Nacional. Sua sede foi inaugurada no dia 24 de fevereiro de 1999 em Brasília e sempre teve como seu eixo norteador o aperfeiçoamento do processo legislativo estadual e fortalecimento do federalismo brasileiro.
Ao longo desses 28 anos, a UNALE tem alcançado grande reconhecimento também no âmbito internacional e, de forma constante, reforça a paradiplomacia com entidades pares, promove acordos de cooperação técnica e alavanca o intercâmbio de informações e experiências de projetos bem sucedidos no Parlamento Exterior com adequação ao parâmetro brasileiro.
Por fim, o decano da Câmara dos Deputado diz ser evidente que a inclusão da região amazônica na área de atuação da Codevasf não apenas ampliará a capacidade de resposta da companhia aos desafios de desenvolvimento do Brasil, mas também ajudaria a promover uma abordagem mais integrada e sustentável ao desenvolvimento da Amazônia.
Fonte – Assessoria