A valorização do setor cultural e iniciativas de desenvolvimento e fomento do setor no interior do Estado. Esses são alguns desafios do 3º Fórum Estadual dos Secretários e Coordenadores de Cultura do Amazonas. O encontro reuniu 17 municípios em Manaus nesta quarta-feira, 18, incluindo Humaitá.
O secretário Marcos Apolo Muniz afirma que o encontro aborda as políticas públicas de cultura, valorizando não somente os eventos locais, que fazem parte do calendário e movimentam a cadeia produtiva nos municípios, como também a profissionalização do setor.
“Estamos falando do processo de formação técnica profissional, artística dentro do município, dialogamos para levar o Liceu Digital para cada cidade”, comenta o titular da pasta de Cultura e Economia Criativa. “A pauta conta ainda com o sistema municipal de cultura, captação de recursos e uma série de iniciativas que podem ser inseridas na cidade”.
Parcerias – Do município de Humaitá, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ronald Nogueira, destaca o apoio do Governo do Amazonas no processo de criação do Sistema Municipal de cultura com a Lei de Incentivo.
“Humaitá vem despontando um grande crescimento com a chegada de empresas e fazendas de grãos e estamos vendo isso como uma oportunidade de conseguir novos investidores para desenvolver projetos culturais no município”, acrescenta Nogueira.
Participaram também do encontro representantes de Rio Preto da Eva, Silves, Codajás, Coari, Santo Antônio do Iça, Maraã, Japurá, Benjamin Constant, Itacoatiara, Itapiranga, Urucurituba, Manacapuru, Canutama e Careiro da Várzea. Nacional – Nesta quinta-feira, 19, acontece o Encontro do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, também no Salão Solimões, em Manaus.
Fonte: Assessoria, edição Fábio de Souza