Está encerrada a 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). Em solenidade no Estádio Municipal Carlos Zamith, na zona leste de Manaus, o futebol de campo foi a modalidade que agitou a torcida nas finais do infantil e juvenil, neste sábado, 27. Representantes da rede estadual sagraram-se campeões nas duas categorias.
Desde o último 17 de julho, data de abertura dos jogos, mais de 5,6 mil atletas de 38 municípios do Amazonas competiram nas 20 modalidades deste JEAs. Alunos de escolas federais, estaduais, municipais e privadas participaram do principal campeonato escolar do estado. As disputas foram classificatórias para os Jogos da Juventude e Jogos Escolares Brasileiros, que serão realizados ainda este ano, em João Pessoa (PB) e Recife (PE), respectivamente.
“Tivemos uma mobilização gigantesca da nossa Secretaria para a realização dos jogos. Queremos agradecer a todos que tornaram isso possível, porque esses alunos protagonizaram histórias que levarão para toda vida. Esse é o objetivo do JEAs, fomentar o esporte e desenvolver a cidadania”, destacou a secretária de Educação, Arlete Mendonça.
Bola rolando
Em campo, as finais foram marcadas pela emoção e pela entrega. O calor manauara não diminuiu o ímpeto dos alunos do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa Freire, que bateram, por 1×0, os atletas da Escola Municipal Profª Francisca Pergentina da Silva. Autor do gol do título, Sidney Souza, 14, falou sobre o momento.
“Pedi para bater o escanteio próximo de mim. No bate rebate, a bola sobrou em mim e escorei para o gol. Estou muito feliz por ter feito o gol do título, quero agradecer a Deus”, enfatizou o estudante, campeão amazonense de futebol de campo da categoria infantil.
Já no juvenil, quatro escolas da rede estadual foram representadas em campo. Isso porque a final aconteceu entre a seleção da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE 2), representada pela Escola Estadual (EE) Professora Adelaide Tavares de Macêdo, e a seleção de Urucurituba (distante 208 quilômetros de Manaus) representada por três unidades de ensino estaduais.
Oriundos da sede do município e das comunidades de Itapeaçu e Vila Augusta Montenegro, os alunos da EE Maria Arruda, Esperança e Licínio José de Araújo venceram a desconfiança e conquistaram o bicampeonato no futebol de campo para o JEAs. Nenhum dos atletas eram sequer nascidos durante o último título, conquistado há 19 anos.
“Viemos de muitos lugares, nos conhecemos há pouco tempo mas tínhamos um único objetivo. Somos campeões amazonenses, e apesar de termos dificuldades de estarmos aqui, superamos tudo. Já fazia muito tempo que não éramos campeões, é um orgulho imenso”, compartilhou Marllyson Aquino, de 17 anos. O atleta é o capitão da equipe vencedora.
Fonte – Secom/AM