O Corpo de Bombeiros Militar – Grupamento de Humaitá foi acionado no final da manhã desta terça-feira, 24. Um princípio de incêndio no antigo prédio da Cobal assustou os moradores e pessoas que passavam pelo local. Além das chamas na parte interna, muita fumaça. Um dos moradores do local afirma ter resgatado uma mulher desmaiada, e conduzida ao Hospital Regional.
Os Bombeiros chegaram no local e com o caminhão e muita água o incêndio foi controlado. Os bombeiros identificaram muito material inflamável na parte interna (cobertores, colchões e roupas). Um dos moradores relatou que além de abrigo o prédio é utilizado para fazer ou esquentar alimentos. “A gente faz fogo com lenha, e assim se vira”, disse o morador.
As causas do incêndio não foram identificadas, mas a principal hipótese é que um desses fogareiros improvisado pode ter avançado e atingido roupas ou colchão provocando as primeiras labaredas.
O prédio da antiga Cobal está na região central de Humaitá, e tem servido de abrigo para moradores em situação de rua. De acordo com as autoridades o local também é frequentado por dependentes químicos. Uma situação social que precisa ser vista, e trabalhada para garantir a segurança de todos.
Dificuldade
O grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Humaitá está localizado na rotatória que dá acesso à Porto Velho, a pelo menos nove quilômetros da cidade. O telefone móvel tem sinal muito ruim, e muitas das vezes, não funciona, e o telefone fixo também não funciona. Para acionar os bombeiros é necessário ligar para a Polícia Militar que repassa a mensagem via rádio.
Opinião
Já está na hora das nossas autoridades tomarem providencias para colocar o grupamento dos bombeiros mais próximo da cidade. O próprio prédio da Cobal poderia servir de abrigo para a corporação. Isso facilitaria a comunicação, diminuiria o tempo resposta do Corpo de Bombeiros, e se levaria segurança para um local sombrio e assustador que é o prédio da Cobal. “Vontade Política”.
Veja o vídeo e o trabalho dos bombeiros
O prefeito de Humaitá nunca ajudou os bombeiros , não tem apoio nenhum , esse problema já é antigo e tem vários prédios que poderia ser construído os bombeiros dentro da cidade de Humaitá.