O alerta foi emitido na manhã desta terça-feira, 6, pelo CEMOA – Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Estado. Os totais de focos de calor detectados sobre a Amazônia vêm impactando os níveis de qualidade na região. Na manhã desta terça-feira, o sensor de qualidade do ar localizado no município de Humaitá registrou médias diárias de material particulado fino (MP2,5) acima de 75 µg/m³, qualificando o nível de qualidade do ar como muito ruim.
“Nesse limiar de concentração, alguns membros do público em geral podem sofrer efeitos na saúde após 24 horas de exposição e membros de grupos sensíveis podem sofrer efeitos mais sérios na saúde”, afirma o alerta.
As imagens do vídeo acima foram registradas às 9h30 na Orla de Humaitá nesta terça-feira pelo cinegrafista Ryan Vasquez. “Não é neblina. É fumaça, muita fumaça. Fica difícil até de localizar a margem à frente da Orla da cidade”, disse Ryan Vasquez.
Focos de calor
Durante o período de 04 a 05 de agosto de 2024, foram detectados pelo satélite de referência AQUA um total de 728 focos sobre os municípios do Amazonas, dos quais lideram o ranking: Apuí (369 focos); Novo Aripuanã (95 focos); Humaitá (58 focos).
Todas as informações foram encaminhadas a Defesa Civil municipal que já vem realizando uma série de reuniões com agentes de segurança. O município deve emitir um documento declarando ‘Estado de Emergência’ nas próximas horas.