Decano da bancada amazonense relatou ao ministro Múcio Monteiro situação de insegurança por que passa a população do alto Solimões
O deputado federal Átila Lins, PSD, participou, nesta terça-feira, 13, de audiência com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Ao tratar de interesses do estado do Amazonas, o parlamentar fez novo apelo para que as forças armadas do país se empenhem mais ativamente no combate aos piratas dos rios.
De acordo com Lins, esses criminosos vêm atuando fortemente na região do alto Solimões, causando prejuízos incalculáveis aos habitantes do interior do Amazonas.
Por conta disso, o clima na região se tornou insuportável, sendo que até óbito já ocorreu na abordagem dos piratas aos pequenos barcos, voadeiras e demais transportes fluviais.
“Ademais, os ataques cotidianos não acontecem somente no alto Solimões, mas também na região de Tefé, Coari e Codajás, na região de Japurá e Maraã. Por isso, há que se tomar alguma medida para coibir essas ações criminosas”, ressaltou o decano amazonense.
Ações de combate
Como resposta à demanda de Átila Lins, o ministro José Múcio assegurou que as forças armadas brasileiras vão participar do esforço para combater os piratas dos rios.
Desse modo, nos próximos dias, o ministro da Defesa vai se reunir com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandovisk.
“É ele quem está incumbido de coordenar o plano de dar mais segurança às áreas de fronteiras na Amazônia. Além disso, é o ministério da Justiça que vai definir o papel a ser desempenhado pelo ministério da Defesa nessa ação”, finalizou Átila Lins.
Fonte – Assessoria