A Seduc – Secretaria de Estado da Educação e Desporto Escolar emitiu uma circular na terça-feira, 20, cancelando a participação das Escolas Estaduais em desfiles de 5 e 7 de setembro. A circular esclarece que a decisão atende aos decretos 49,069 de março de 2024 e o Decreto 49.763 de julho de 2024. O primeiro diz respeito a contenção de gastos e o segundo refere-se a estiagem no Amazonas.
A circular assinada pela Secretária de Estado da Educação, Arlete Ferreira Mendonça orienta as escolas estaduais da capital e interior a realizarem atividades cívicas internas, compreendendo os valores de cidadania. O documento informa ainda que o foco para os próximos 180 dias é minimizar os impactos pedagógicos que a estiagem pode ocasionar na aprendizagem.
Em Humaitá a Semed – Secretaria Municipal de Educação manteve reunião hoje para tratar do Desfile de 7 de Setembro. “Até o momento está confirmado”, disse um servidor da pasta. Porém, as escolas estão em alerta e a decisão final deve ser anunciada na próxima semana.
Em outros tempos,os alunos da rede municipal e estadual tinham enorme satisfação de desfilar no sambodromo,pois era a data alusiva máxima do Amazonas,pelo menos três a quatro meses antes as fanfarras se prepararam para essa ocasião,tinha hora que não sei quem estava mais empolgado para o desfile de 5 de setembro,se os alunos ou os pais,agora afirmar que as comemorações serão internas por causa da estiagem e para conter gastos chega a ser vergonhoso para essa ocasião,o que dizer então do desfile do dia 7,nas redes sociais os patriotas conclamam ao povo que faça como foi ano passado,não só no Amazonas,mas em todo Brasil,especialmente nos estados de desmandos ou apoiadores do desgoverno,lamento profundamente que as polícias militares,bombeiros militares,polícia rodoviária federal e entidades pró democracia passem pela vergonha de não serem aplaudidos pelo povo,porém a nação ainda não esqueceu e nem perdoou os militares pela covardia,omissão ou traição como preferem dizer o povo,7 de setembro é agora a marcha da vergonha,o desfile da desonra,amostra de fraqueza,o avanço da desmoralização daqueles que antes eram os defensores de uma nação. VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA!