A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) realizou na quarta-feira, 11, uma Sessão Especial em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio no plenário Ruy Araújo, por meio de iniciativa do deputado estadual João Luiz (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar de Cuidados e Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas do Poder Legislativo e Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
“A Casa Legislativa tem aprovado leis de prevenção ao suicídio, uma delas é campanha permanente de valorização da vida e da família, denominada “Basta: autolesão, depressão e suicídio. O presidente Roberto Cidade sempre com um olhar humano e sensível pautou e todos os deputados aprovaram essa legislação”, disse o deputado João Luiz, que durante a Sessão Especial propôs formar uma rede de proteção e prevenção aos casos de suicídio no estado.
A secretária de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nayara Maksoud, que representou o governador Wilson Lima destacou a importância de cada instituição na prevenção ao suicídio. “As mãos dadas, o conjunto da sociedade, a organização social da nossa vida a lidar com um tema super complexo, que é a saúde mental. O nosso desafio não é trabalhar somente o Setembro Amarelo, mas trabalhar esse tema no nosso dia a dia”, frisou Maksoud.
O psiquiatra Pablo Pereira, do Centro de Saúde Mental do Amazonas (CREMAM), pontuou que a iniciativa do Poder Legislativo de realizar essa Sessão Especial é muito importante, pois a população precisa ter acesso às informações.
“Esse é um tema espinhoso, difícil de ser falado, mas que precisa ser debatido, não só no mês de setembro. Ainda existe muito preconceito sobre isso e, é um problema grave de saúde pública, já que, no mundo a taxa de suicídio tem caído, mas nas Américas tem subido nos últimos 10 anos”, comentou.
O epidemiologista Jesem Orellana, pesquisador da Fiocruz Amazônia e chefe do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (Legepi) destacou que no Norte do Brasil o deputado João Luiz é referência na prevenção do tema e o parlamentar que levanta essa bandeira de combate ao suicídio. “Temos feito progressos nas políticas de atenção à saúde mental no Brasil, mas progressos lentos. Durante a pandemia de Covid-19 tivemos um excesso de mortes por suicídios”, enfatizou o pesquisador, que também levantou a bandeira de que é preciso ter uma rede de atendimento psicossocial.
Durante a solenidade, 18 pessoas foram homenageadas e duas placas foram entregues. A Sessão Especial contou também foi presidida pelo deputado estadual Carlinhos Bessa, com a participação do vereador João Carlos, autoridades da Polícia Militar do Amazonas, Cruz Vermelha, do Governo do Amazonas, Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e dentre outros.
Fonte – Assessoria