Os coordenadores do grupo de Pesquisa Interação Biosfera Atmosfera na Amazônia – GPIBA e do Laboratório de Tempo e Clima – LabTeC, respectivamente professora Dra. Juliane Querino e Dr. Carlos Querino, ambos graduados e mestres em meteorologia, implementaram e estão coordenando a Sala de Monitoramento do Tempo e do Clima para a Mesorregião Sul do Amazonas. A sala tem como o objetivo principal realizar diariamente previsões de tempo e disponibilizar o boletim de previsão para a região centro-sul do Amazonas.
Além dos boletins de tempo, serão disponibilizados, uma vez ao mês, o prognóstico climático da região para os três meses subsequentes. A Sala de Monitoramento funciona na UFAM – Universidade Federal do Amazonas, polo de Humaitá.
Previsão
A alta pressão em médios níveis atmosféricos enfraquece um pouco e favorece a convecção/convergência na maior parte da mesorregião sul do Amazonas, o que deve provocar áreas de instabilidade em diversos pontos favorecendo a formação de nuvens com possibilidade de chuvas.
PREVISÃO PARA ESTA QUINTA-FEIRA
A previsão para os municípios de Apuí é de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. Para os municípios de Boca do Acre e Lábrea é de céu claro com nuvens esparsas, sem possibilidade de chuva. Para os municípios de
Manicoré e Novo Aripuanã, é de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas a qualquer hora do dia.
Em Humaitá a previsão é de céu claro a parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas no período da tarde. Ressalta-se que ainda há uma grande quantidade de fumaça sobre toda a região.
-As temperaturas máximas continuam elevadas, no período da tarde, mas a umidade relativa do ar, no horário a tarde se eleva um pouco variando entre 30 e 45%. Estando a condição de ATENÇÃO e OBSERVÇÃO por conta da baixa umidade relativa no horário de máxima temperatura.
-A sensação térmica, calculada de acordo com o Universal Thermal Conforto Index (UTCI), proposto pela Comissão de Climatologia (CCI) da Organização Meteorológica Mundial (OMM), estimada pelo LabTeC, de acordo com os valores de temperatura do ar, velocidade do vento e umidade relativa do ar, põe toda a região, no período da tarde, em estado de ESTRESSE TÉRMICO FORTE E MUITO FORTE.
Humaitá deve registrar mínima de 28,1 e máxima de 36,8 graus nesta quinta-feira. De acordo com o Boletim Lábrea terá a maior temperatura da região com 38,2 graus.
OBSERVAÇÃO
Com a condição de umidade relativa em estado de atenção e estresse por calor elevado, sugere-se evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 11 e 16 horas, umidificar o ambiente através de vaporizantes, toalhas molhadas, recipientes com água, sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, usar roupas confortáveis e, principalmente, ingerir bastante líquido.
Ressalta-se que o valor de umidade relativa do ar, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 60%.
Fonte – Gpiba e Labtec