O Juiz Eleitoral da 17ª Zona Eleitoral, Charles José Fernandes da Cruz, confirmou para a próxima segunda-feira, 30, a cerimônia pública de geração de mídias, preparação, teste, lacre e auditória das urnas eletrônicas de votação das eleições de seis de outubro. Durante esse processo, são inseridos nas urnas os dados de candidatos, eleitores e as digitais dos votantes, garantindo a segurança do sistema.
De acordo com edital divulgado pelo TRE-AM, através do Cartório Eleitoral de Humaitá todo o processo será realizado na Cinco de Setembro, 1076, Centro no próprio cartório. A primeira etapa da geração de mídia acontece nos dias 30 de setembro e primeiro de outubro, a partir das 8h. O edital continua: ‘Nos dias três, quatro e cinco de outubro, será realizada a conferência visual dos dados constantes da tela inicial da urna mediante a ligação dos equipamentos (art. 77), antes de serem enviadas para os locais de votação’.
O cartório eleitoral de Humaitá é responsável pela preparação e distribuição das urnas do sul de Canutama, Santo Antônio do Matupím distrito de Manicoré, e as urnas que serão utilizadas em Humaitá.
AMAZONAS
O TRE Amazonas iniciou na sexta-feira,20, a “carga e lacre” das urnas eletrônicas do Polo Manaus, responsável por 23 municípios do interior do estado.
Além das tabelas com os nomes de eleitoras e eleitores por seção, serão inseridos os aplicativos que proporcionam o funcionamento das urnas eletrônicas, que incluem os dispositivos utilizados para carga da urna, votação, ativação de aplicativos de urna e gravação de resultados
Após a preparação, as urnas são lacradas e embaladas, prontas para serem distribuídas nos municípios. Desde ontem, 23, o processo foi iniciado na capital, totalizando a preparação de 4.205 urnas para as Eleições 2024 de Manaus.
Com informações do TRE/AM