Decano amazonense, vice-presidente da UIP-Brasil, também esteve em Roma no segundo Fórum Esfera Internacional
O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) está em Genebra, Suíça, onde integra a delegação brasileira, que participa da 149ª Assembleia da União Interparlamentar (UIP).
O evento começou no último sábado, 12, e vai até a próxima quinta-feira, 17. Lins é o vice-presidente, do grupo brasileiro, dentro da UIP.
Desse modo, o tema dos debates este ano é o seguinte: “Aproveitar a ciência, tecnologia e inovação para um futuro mais pacífico e sustentável”.
Antes de seguir para Genebra, o deputado Átila Lins participou, em Roma, das reuniões do segundo Fórum Esfera Internacional. Tal encontro, na capital italiana, abordou o incremento e novas perspectivas nas relações entre o Brasil e a Itália.
Porém, no evento que antecedeu a abertura oficial da 149a. Assembleia da UIP, que aconteceu neste domingo, 13, Lins participou de reunião com os parlamentares dos países de Língua Portuguesa com filiação à União Interparlamentar.
Na pauta, debateram a intenção de tornar o português um dos idiomas de trabalho da UIP. Os parlamentares discutiram ainda a situação política por que passa a Guiné Bissau, cujo parlamento teve dissolução pelo atual presidente da República.
Reunião dos Brics+
Por fim, o decano amazonense, da Câmara dos Deputados, também participou da reunião dos Brics+, agora com dez membros. Além do Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, foram admitidos: Arábia Saudita, Egito, Irã, Emirados Árabes Unidos e a Etiópia.
Na pauta dos Brics+, a criação de um novo grupo geopolítico no âmbito da União Interparlamentar. Desse modo, os dez países discutiram os temas de interesse desses países.
“A Rússia, que conclui o mandato na presidência do Brics, no final deste ano, quer passar o comando do grupo, em janeiro de 2025, para o Brasil. Com isso, essas mudanças vão consolidar o grupo político, que congrega mais da metade da população mundial”, esclareceu Átila Lins.
Fonte – Assessoria