A presidente do Conselho Municipal do Turismo Viviane da Silva Costa Novo Moçambite e o professor Heron Salazar Costa da UFAM participaram nesta terça-feira, 22, da sessão da Câmara de Vereadores. Os professores apresentaram a sugestão de uma audiência pública para discutir a reabertura do Aeródromo Municipal de Humaitá para voos comerciais. Ambos confirmam que a reabertura ajudará no crescimento e desenvolvimento do turismo em Humaitá.
A presidente do Conselho afirmou que a reabertura do aeródromo é uma alternativa para atual estiagem. “Há um impasse sobre a BR 319, se asfalta ou não asfalta, e os rios estão secando com estiagem, e desta maneira além de aquecer o turismo o aeroporto é fundamental como modal de transporte”, disse Viviane Costa Novo.
A proposta de audiência Pública foi apresentada aos vereadores que colocaram o poder legislativo a disposição para sediar o evento. Viviane informou que o aeroporto está funcionando, “tem autorização para funcionar, porém ele não cumpre algumas determinações, algumas questões de segurança, por isso voos comerciais não podem operar aqui no município”.
Para atender as questões de segurança são necessárias algumas reformas, algumas questões estruturais que passam pelo município como questões orçamentárias. “É por este motivo que pretendemos realizar a audiência Pública para discutir com as autoridades o melhor meio de viabilizar a abertura”, disse Viviane Costa Longa.
O aeroporto de Humaitá recebeu o último voo comercial em 2016. De lá pra cá, somente voos de pequeno porte, além de voos para transporte de medicamentos e deslocamento de pacientes.
Veja a entrevista com a presidente do Conselho Municipal de Turismo