No último ano, o Programa do Governo Federal “Escola em Tempo Integral” (Lei nº 14.640/2023) vem sendo implementado na Rede de Ensino Público do município de Humaitá. O Programa foi aderido pela SEMED – Secretaria Municipal de Educação – por meio da Lei nº 978/2024, sendo intitulado no âmbito político-pedagógico de “Programa Educação Integradora”, prevendo dentre outras vigências a exploração de territórios formativos distintos para contemplar a integralidade formativa do aluno enquanto pessoa, aprendiz e ator social.
Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação de Ensino do Programa Educação Integradora em parceria com o IEAA – Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente- da UFAM – Universidade Federal do Amazonas -, deram início na sexta-feira, 18, ao 1º Intercâmbio Estudantil de Ciências e Educação Integral. A ação recebe o tema de “Territórios formativos científicos” e principia a intersetorialidade, um dos eixos que embasam as ações propostas nas leis supramencionadas.
A professora Precilia Achermann, Coordenadora do Programa Educação Integradora foi uma das mediadoras junto a UFAM na organização do intercâmbio. Para ela, apresentar perspectivas de formação em nível superior também faz parte da estratégia pedagógica que deu gênese a essa ideia concretizada junto a Universidade Federal do Amazonas. “Experiências como essas podem potencializar a prática educativa escolar e ampliar a perspectiva dos alunos sobre o ingresso em cursos de graduação oferecidos pela universidade em nossa cidade”, disse a coordenadora.
“Não podemos deixar de agradecer ao Doutor Jorge Almeida de Menezes (Diretor do IEAA), Ermita Rodrigues (Técnica em Assuntos Educacionais) e Doutor Benone de Oliveira (Coordenador Acadêmico) pela receptividade e solicitude em atender ao nosso pleito. Está sendo uma experiência única para alunos e demais envolvidos”, finalizou Achermann.
A ação conjunta entre SEMED-Humaitá e UFAM objetiva a realização de “aulas passeio” caracterizadas por visitas aos diversos laboratórios instalados no IEAA, oportunizando aos alunos experiências primeiras em ambiente universitário.
O público alvo são estudantes de 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais Tancredo Neves, Gilberto Mestrinho, José Cezário e Dom Bosco, totalizando 263 alunos que constituem 10 turmas nos segmentos da Educação Básica mencionados acima.
A Secretária de Educação do Município de Humaitá-AM, Arnaldina Chagas, avalia a iniciativa como sendo prova de que educação se faz de forma interdisciplinar e intersetorial. Para ela o estabelecimento de parcerias, como o intercâmbio com a Universidade Federal do Amazonas, é primordial para enriquecer as experiências de crianças e jovens matriculados na Rede Municipal de Ensino com atividade em Tempo Integral. “Essas iniciativas têm um impacto positivo na qualidade do ensino público, fortalecendo a educação através do Programa de Educação Integral e ampliando as oportunidades de desenvolvimento acadêmico e social dos alunos”, finalizou a secretária.
A programação propõe que as visitas aconteçam no período de 18 de outubro a 22 de novembro de 2024, onde alunos e professores participantes das escolas em tempo integral irão percorrer em cinco datas distintas um itinerário que contemplará laboratórios diversos referentes a subáreas de atuação científica inerentes às grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Biologia.
Diante do sucesso da parceria, os organizadores pretendem fazer do Intercambio Estudantil uma atividade prevista no calendário letivo a partir do ano de 2025.
Texto e imagens: Ascom SEMED