O Projeto IFAM+STARTUPS: da teoria à prática para estimular negócios na Amazônia, tem como objetivo estimular a criação de startups no estado do Amazonas por meio de cursos de média duração e a realização de maratonas de desafios de ideias de novos negócios. Na primeira etapa do projeto, foi ofertado um Curso de Empreendedorismo para novos negócios com 30 horas de duração, que aconteceu de junho a setembro.
A segunda etapa do Projeto, aconteceu de 11 a 13 de novembro, com uma Maratona de desafios de ideias, com sete workshops:
1 – Design Thinking;
2 Canvas – Como usar?;
3 – Como validar sua ideia;
4 – Como usar o Canva na apresentação de uma ideia;
5 – Marketing digital – Principais técnicas;
6 – Como apresentar um Pitch fenomenal;
7 – Cuidados legais com sua futura startup. Finalizando com as Mentorias.
A segunda etapa contou com cinco equipes: Humaitá Fish; Verde Raiz; Somos Floresta; EcoSquad; Sabor da Amazônia. Os alunos apresentaram suas propostas para uma banca formada por empresárias de Humaitá. Este ano as equipes mostraram também a viabilidade financeira para implantação do negócio. As avaliadoras puderam degustar os alimentos apresentados, e acompanhar as explicações das outras propostas de negócio.
As avaliadoras foram Sinara dos Santos (Sana Mecânica e Restaurante), Simone dos Santos (Sana Refrigeração), Patrícia Farzan (Contabilidade) e Edmara Katiucia – (Trevisan). Todas destacaram a importância do trabalho estimulado pelo IFAM e Sebrae, e parabenizaram as propostas apresentadas.
O projeto Ifam+Startaps é sistêmico, e será realizado em todos os campi do IFAM no Estado. O professor Jackson Pantoja é o coordenador geral do projeto. Em Humaitá o professor Gleiciano Mendes é o coordenador local e destacou o empenho dos alunos, o sucesso do evento e as parcerias que ampliam as ações. Apoiam o evento a FAEPI, Inova, Softex, Suframa, PPEI, Governo Federal, Sebrae, Ayty e Capacita Amazônia.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Humaitá Fish: Juliano Rocha; Ana Kerem de Freitas da Silva; Jane Apurinã do Nascimento Parintintin; e Maria da Conceição Oliveira Freitas;
2º Sabor da Amazônia: Micheli Lima de Sá; Raniele Abreu Nunes; Bianca Barreto de Castro e Diandra Torriani Texeira ;
3º Verde Raiz: Eike Jorge Silva Couto; Anthony Nicolas da Silva Pinto; Ana Alice Correa Pinto e Thalita Pereira Lima.
Veja a reportagem e conheça os campeões do Ifam+Startaps