A cerimônia de diplomação dos eleitos nas eleições municipais de seis de outubro aconteceu neste sábado, em Humaitá, no auditório da UFAM, da Circular Municipal. Foram diplomados inicialmente os vereadores eleitos e os suplentes. Dos 12 suplentes apenas quatro compareceram à solenidade organizada pela Justiça Eleitoral. O Juiz Eleitoral Doutor Charles José Fernandes Cruz destacou que a diplomação é o último ato da Justiça Eleitoral em todo o processo que compreende as eleições.
“Quero parabenizar todos os eleitos. A diplomação confirma o resultado das urnas e concede o direito a assumir seus respectivos cargos conforme a legislação”, disse o magistrado.
O promotor eleitoral. doutor Sylvio Henrique Lorena Duque Estrada destacou programas importantes que foram implantados e implementados nos anos de 2023 e 2024 em Humaitá para a infância e adolescência. O programa de Acolhimento Familiar e o programa de acolhimento institucional. “Aqui cave o reconhecimento, por que são projetos importantes e muito difíceis de serem implementados na pratica, e pude verificar na pratica que estes projetos vieram adiante”, disse Doutor Sylvio Henrique.
O representante do Ministério Público diz quer espera que nos próximos quatro anos seja possível avançar ainda mais. “É preciso fortalecer os projetos já implantados. E quero contar com o apoio dos senhores para implementação do Fundo da Infância e Adolescência que está em andamento, e o SIPIA – Sistema de Informação para a Infância e Adolescência”, disse o promotor.
O prefeito Dedei Lobo destacou a importância histórica ao ser diplomado para o quarto mandato de prefeito, tornando-se o primeiro político a exercer a função de chefe do executivo nos 155 anos de Humaitá. “É um momento importante para a história e desafiador para político. Temos enormes desafios. Quero agradecer a Deus, a família e ao povo humaitaense pela confiança”, disse dedei Lobo.
Ao parabenizar a justiça eleitoral pela condução do pleito e os eleitos o prefeito Dedei Lobo falou em público pela primeira vez do convite ao senhor Chico Doca para a secretaria Municipal de Infraestrutura. As conversas estão adiantadas e prefeito espera contar com Chico Doca na pasta a partir de janeiro de 2025.
Nas reportagens o site Notícias da Amazônia conversou com o Juiz Eleitoral, doutor Charles Cruz, o prefeito reeleito Dedei Lobo. As entrevistas também alcançaram o vice-prefeito Totinha e os vereadores reeleitos Manuel Domingos e Dr. Ubiratã. Veja.