A escolha pelo primeiro mês do ano está atrelada ao significado de recomeço e a cor branca remete a uma folha de papel ou tela em branco, trazendo a oportunidade de escrever uma nova história. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar. Com o tema ‘O que fazer pela Saúde Mental agora e sempre?’ a secretária de Saúde Sara Riça declarou aberta oficialmente a campanha em Humaitá, nesta sexta-feira, 10.
O evento ao ar livre, em frente a Semsa – Secretaria Municipal de Saúde reuniu profissionais do CAPs – Centro de Atenção Psicossocial, profissionais da saúde, agentes comunitários, gestores de escolas municipais, secretários municipais, vereadores e o prefeito em exercício Antônio Carlos ‘Totinha’.
A coordenadora do Caps, Jussara Ceolin falou da importância do CAPs Mangabeira, implantado em 2012, em Humaitá e que atendeu mais de oito mil pessoas. A equipe do Caps Mangabeira é composta por um psiquiatra, um clínico geral, um psicólogo, um enfermeiro, um farmacêutico, um fonoaudiólogo, um profissional de educação física, um assistente social, um técnico de enfermagem, um recepcionista, um administrativo e uma copeira.
Os vereadores Paizinho, Leonir Lemos, Cristovo do Uruapiara e Evanei Mendonça, o prefeito em exercício Totinha e o público participaram de uma dinâmica com palavras chaves que auxiliam no trabalho, identificação e tratamento das doenças mentais. Dialogo, Escuta, Compreensão, Paciência, empatia, companhia e outras fazem parte do Carinho, amor e cuidado que devem chegar até o paciente.
Um grande banner foi exposto na cerimônia afirmando que a saúde mental pede cuidados individuais, atitudes institucionais e políticas públicas. O banner ainda destaca atividades físicas, alimentação, autoconhecimento, hobbies terapêuticos, conexão com a natureza e humanos, praticar a empatia, conhecimento dos direitos próprios e respeitar os direitos alheios, além de promover e ampliaras políticas públicas.
O Caps Humaitá funciona num prédio anexo à Semsa – Secretaria Municipal de Saúde, ao lado da UBS Centro de segunda à sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h. O Caps Mangabeira atende pacientes de Humaitá e outras cidades, como Lábrea, Apuí, Manicoré, incluindo o Distrito de Santo Antônio do Matupí, Canutama e Porto Velho.
Parabéns, gostei de tanta gente precisando que é tão de visto conseguir agora tá aí especialmente pra cuidar das pessoas que mais necessitam E cuidado pra saúde, muita gente que precisa, mas não tem condição chega lá. Agora chega desejo tudo de bom pra toda Equipe Que faz Partes dessa fundação obrigado a todos,