O Ministério da Saúde emitiu Nota Informativa nesta segunda-feira, 13, alertando para o aumento nos casos de dengue e chikungunya, em todo o Brasil.
A Nota Informativa nº. 3/2025-CGARB/DEDT/SVSA/MS, encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá (SEMSA), traz recomendações aos gestores municipais, tendo em vista o possível agravamento nos primeiros meses de 2025.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 1 e 52, foram notificados 6.486.639 casos prováveis de dengue no país, com coeficiente de incidência de 3.040,8 casos por 100 mil habitantes.
Esses números representam um aumento de 303,2% quando comparados ao mesmo período do ano anterior (1.645.274 casos prováveis e 771,3 casos por 100 mil habitantes).
AÇÕES EM HUMAITÁ
Na última terça-feira, 7, aconteceu a primeira reunião do Comitê Permanente de Combate a Agravos, composto por representantes da prefeitura de Humaitá e das diversas instituições com atuação em Humaitá.
No encontro foram apresentadas as estatísticas dos últimos levantamentos sobre a incidência da larva do mosquito e traçadas as metas de enfrentamento e combate. Na ocasião, o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo determinou a todas as secretarias municipais, total engajamento nas ações de conscientização da população e ações de enfrentamento para que a população tenha todo o acompanhamento necessário.
Na próxima quarta-feira, 15, nova reunião está agendada, onde serão apresentados os resultados do monitoramento diário que é realizado pelas autoridades sanitárias do município e também as ações que serão implementadas nos próximos meses, em Humaitá.
Fonte: SECOM/PMH