O comandante do Policiamento interior, da Polícia Militar do AM, Cel. Freitas, o subcomandante do CPE (Comando de Polícia Especializado), Cel. Peter Santos e o subcomandante do Policiamento ambiental Cel. Dênis, estiveram em Humaitá na manhã desta sexta-feira, 17, para realizar uma análise de possíveis reflexos em Humaitá, da situação que ocorre na cidade de Porto Velho(RO).
Reunidos com o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, as autoridades policiais do Amazonas, asseguraram normalidade e colocaram as forças policiais do Amazonas, à disposição do município, “caso ocorra alguma anormalidade e necessite desse apoio”, segundo informou o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Major Anderson Saif.
Anderson Saif informou também que homens da ROCAM (Ronda Candido Mariano) da PM do Amazonas, estão dando apoio às ações policiais em Porto Velho, porém, caso necessário se deslocarão imediatamente para Humaitá.
CONTRAPARTIDA DA PREFEITURA
Após ouvir as autoridades policiais, o prefeito de Humaitá Dedei Lobo assegurou todo o apoio logístico necessário para as forças policias, caso necessário, como hospedagem, alimentação, etc.
“Estamos atentos a tudo o que ocorrem em nosso município e queremos assegurar à população, que toda a estrutura administrativa do município estará à disposição de nossas forças policiais, para que juntos possamos garantir a segurança da população”, finalizou Dedei Lobo.
Participaram da reunião com o comando da Polícia Militar para o Interior do Amazonas, além do prefeito Dedei Lobo, o presidente da Câmara Manuel Domingos, os vereadores Riça Junior, líder do executivo no parlamento municipal, o vice-presidente da Câmara Evanei Mendonça e o primeiro secretário da casa, vereador Jeder Siqueira. O comandante da Guarda Municipal Francisco Mendes.
EM PORTO VELHO
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas enviou ao estado de Rondônia 32 militares da Polícia Militar, para apoio ao estado vizinho, auxiliando no policiamento ostensivo e preventivo na capital Porto Velho, que registou ataques orquestrados por uma facção criminosa. O envio foi feito após pedido de ajuda do governo de Rondônia.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do estado de Rondônia, desde dia 10 de janeiro foram registrados três episódios de confrontos entre policiais e criminosos. Onze pessoas morreram e 42 incêndios criminosos foram registrados em 12 municípios do estado. Porto velho é a cidade com mais casos, com 28. Mais de 20 ônibus foram queimados até o momento na capital.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, o estado também colocou à disposição, caso haja necessidade, o envio de mais efetivo e outros meios operacionais necessários para auxiliar no reestabelecimento da ordem pública de Rondônia.
Fonte – Secom/PMH, adição Fábio de Souza