Demonstrando a singularidade da profissão militar e a disponibilidade permanente do Exército Brasileiro, o Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, num ambiente interagências e operações espelhadas, mobilizou o 54º Batalhão de Infantaria de Selva para realizar ações preventivas e repressivas de combate aos ilícitos transfronteiriços no estado de Rondônia e Acre, no contexto da Operação Curaretinga I.
A operação de grande vulto, também conta com a participação de outras Unidades do Exército, do Grupo Especial de Fronteira Acre (GEFRON), Polícia Militar do Estado de Rondônia, Polícia Militar do Estado do Acre, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e da Receita Federal.
As ações foram iniciadas em 15 de janeiro de 2025 com a realização de pontos de bloqueios e patrulhamentos terrestres e fluviais e reafirmam o compromisso permanente da 17ª Brigada de Infantaria de Selva com a segurança da fronteira.
O Batalhão Cacique Ajuricaba enviou 59 militares (entre homens e mulheres) para a região da Ponta do Abunã e a Operação continua em andamento.
Fonte – Assessoria: EXÉRCITO PRESENTE – AMAZÔNIA PROTEGIDA