A Semsa – Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Humaitá, informou ao final da tarde deste domingo, 19, que o primeiro mutirão para cirurgias de hérnias e vesículas, em 2025 no Hospital Regional de Humaitá, foi encerrado com todos os objetivos alcançados.
Segundo a SEMSA, os procedimentos visam a encurtar a espera dos pacientes por cirurgias e não atrapalharam a rotina normal de cirurgias eletivas que já são realizadas de forma contínua no hospital de Humaitá, além das cirurgias de urgência e emergência, inclusive com atendimento a pacientes de outros municípios que recorrem a Humaitá.
O mutirão foi realizado neste sábado, 18, e domingo, 19, com um total de 13 cirurgias, incluindo 3 crianças, duas de 2 anos de idade e uma de 5 anos de idade, que precisaram de cirurgias de hérnia. Ainda dois pacientes adultos que estavam agendados, não puderam passar pelo procedimento cirúrgico por problemas de hipertensão.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde de Humaitá, Sara Riça, “é uma determinação do prefeito Dedei Lobo, que seja feito o possível para que pacientes que estão aguardando cirurgias possam realizar o procedimento o mais rápido possível”.
A secretária informou também que novos mutirões serão realizados no decorrer do ano de 2025, visando atender a demanda não só de Humaitá, como de outros municípios que continuamente procuram os serviços de saúde em Humaitá, por ser polo para a Regional do Madeira.
Fonte – Secom/PMH