O gabinete do vereador Dr. Ubiratã trouxe à Humaitá a Coordenadora Estadual do Tracoma da Agevisa de Rondônia, Margarida Capelette e a examinadora de Tracoma, senhora Fanny Cristina Nakad. A equipe que iniciou a busca ativa nas escolas de Humaitá, nesta terça-feira, 7, conta ainda com a coordenadora do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas em Porto Velho, Márcia de Souza, doutoranda em Língua Portuguesa e a Coordenadora de Geometiase, Fátima Correia da Cunha.
Somente na tarde de terça-feira, 7, e manhã desta quarta-feira, 8 mais de 700 crianças foram examinadas nas escolas Dom Bosco e Irmã Maria Carmem Cronenbold. Nenhum caso da doença foi detectado. Além dos exames, a equipe está realizando palestras sobre saúde ocular e verminoses, orientação e prevenção educativa. O projeto faz parte do PSE – Programa Saúde na Escola. O Governo Federal pretende erradicar o Tracoma até 2030.
Cinco escolas devem receber a visita da equipe de Porto Velho, que atua em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde, de Humaitá. As atividades serão concentradas nas escolas Nossa Senhora do Carmo e Edmee Monteiro. A equipe permanece em Humaitá até sexta-feira.
O vereador Dr. Ubiratã definiu toda a ação em parceria com a prefeitura municipal, demonstrando uma preocupação com a qualidade de vida do humaitaense. “É nosso papel fiscalizar, mas também auxiliar, unindo profissionais, esforços e competências para avançar”, disse o vereador.
Ainda sobre o Tracoma
A Coordenadora Estadual do Tracoma da Agedvisa, Rondônia, Margarida Capelette e a examinadora Fanny Cristina Nakad, que também é nutricionista, participaram do programa Notícias da Amazônia na FM 104.9, nesta quarta-feira, 8. Ouça trechos da entrevista que explicam o que é? E como é realizado o exame nas escolas?