A Semsa – Secretaria Municipal da Saúde realizou na quinta e sexta-feira, dias 10 e 11, a II Conferência Municipal da Saúde do Trabalhador e trabalhadora de Humaitá. O presidente do Conselho Municipal de Saúde destacou a importância de envolver a sociedade em discussões que tornam o ambiente de trabalho mais saudável. “É um momento importante para construir políticas que ajudam o trabalhador no ambiente de trabalho”, disse Dr. Jorge Almeida de Menezes.
A Conferência contou na quinta-feira, 10, com a palestra da Drª. Adriella de Marchi, da UFAM. A doutora Adriella é auditora na UFAM/Humaitá e gerente de recursos humanos com doutorado em Administração. “As pessoas estão adoecendo muito, os números estão mostrando que as pessoas estão adoecendo e principalmente no trabalho. Devemos ter um cuidado de manter um ambiente organizacional o mais saudável possível”, disse Adriella.
A doutora defendeu em sua tese a ‘Síndrome de Burnout’, um distúrbio psicológico causado pela exaustão extrema, geralmente relacionada ao trabalho. Também chamada de ‘síndrome do esgotamento profissional’.
“Sabemos que o ambiente é estressante no trabalho, porém devemos tentar amenizar estes fatores que provocam a doença nos colaboradores, e nos gestores também”, afirmou Adriella de Marchi.
No ranking das profissões com tendências a doenças ocupacionais estão Saúde, Professores e Policiais, de acordo com a palestrante.
A Conferência da Saúde do Trabalhador e trabalhadora também discutiu propostas para o Plano Municipal da Saúde que começa a ser construído ainda neste mês de abril. Para Sara Riça, secretária Municipal de Saúde é o momento ideal para começar a cuidar da saúde dos profissionais da área, e assim estender o trabalho a sociedade.
Assista a entrevista exclusiva com a doutora Adriella de Machi.
