A equipe da Semsa – Secretaria Municipal de Saúde de Humaitá está atenta ao aumento do número de casos positivos para covid-19 em Rondônia e no Amazonas. “Somos uma área transitória e estas oscilações podem refletir em casos no município”, disse o biomédico Mateus Santos Lopes, Coordenador da Vigilância em Saúde de Humaitá.
Atualmente oito pessoas em tratamento domiciliar, e nas últimas 24h, cinco novos casos foram confirmados em Humaitá. “A vacinação tem se mostrado eficaz, os sintomas são leves”, informou Mateus. Dos cinco novos casos apenas uma pessoa não havia se imunizado.
Com o reaparecimento de casos de covid-19 em Humaitá a equipe da Semsa e Prefeitura mantiveram reuniões nesta terça-feira, 21, para definir estratégias de enfrentamento. A partir desta quarta-feira, 22, vão acontecer testagem rápida em todas as UBS’s – Unidades Básicas de Saúde. Mateus Santos lembra que os testes devem ser realizados de três a cinco dias do início dos sintomas.
“Nossa equipe está monitorando todos os casos. Tem pessoas que viajaram e tem algumas que não saíram da cidade”, relatou o biomédico. A vacinação continua sendo a melhor arma de enfrentamento. “Ela não evita a contaminação, mas diminui os efeitos”, alerta Mateus Santos Lopes.
Vacinação
Humaitá ficou praticamente quatro meses sem registrar novos casos de covid-19, e com isso aconteceu um relaxamento por parte da população que deixou de procurar os postos de vacinação para as doses de reforço. Segundo dados atualizados nesta terça-feira, 21, Humaitá já aplicou mais de 90 mil doses.
Observa-se a diminuição pela procura quando se inicia a comparação. Veja, com a primeira dose Humaitá imunizou 39.447 pessoas. Receberam a segunda dose ou dose única 33.281. A primeira dose de reforço atingiu 16.271, e a segunda dose de reforço só aplicada em 1.298 pessoas.
Segundo dados da FVS – Fundação de Vigilância em Saúde dos Amazonas Humaitá imunizou 77,8 da população com a primeira dose. Desse total 83% receberam a segunda dose. Com o esquema completo o percentual chega à 65,6% da população. Apenas 37,6% procuraram a primeira dose de reforço e 15,4% a segunda dose. A partir desta quarta-feira, 22, as UBS’s terão as salas de vacinação a disposição da comunidade.
As estratégias de enfrentamento estão sendo ativadas para conscientizar a população da importância da vacinação contra a covid-19. “Intensificar a vacinação é a nossa principal arma neste momento”, frisou Mateus.