Ao reforçar o compromisso de integrar o saber científico e construir um catálogo de livros e periódicos, mais três obras da Coleção Multiáreas foram lançadas pela Editora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na quarta-feira, 29, durante a “Quarta Literária”, no auditório do Casarão de Ideias.
Os livros lançados foram “Ritual de passagem: das terras indígenas às áreas urbanas dos Sateré-Mawé”, de Joelma Monteiro de Carvalho; “Olhares sobre o Ensino de Arte em Manaus e região”, organizado por Caroline Caregnato; e “Tecendo reflexões sobre a educação no contexto amazônico”, organizado por Lucinete Gadelha.
A diretora da Editora UEA, Isolda Prado, avalia que a parceria entre UEA e o Casarão de Ideias é fantástica, pois é uma possibilidade de divulgar a produção científica e cultural dos professores e, assim, aproximar os leitores e a comunidade. “Esperamos que essa parceria continue, pois engrandece a cena editorial do Amazonas”, avaliou.
A organizadora do livro “Olhares sobre o ensino de arte em Manaus e região”, a professora da UEA Caroline Caregnato, explicou que a obra é um trabalho produzido por estudantes de graduação da universidade, dentro das disciplinas que mostram a relação entre ensino, pesquisa e extensão. “Esse trabalho nasceu de visitas à comunidade, de trabalhos feitos fora da universidade. Então, oportunidades como essa no Casarão são importantes para conseguirmos divulgar essa produção”, observou.
Para Joelma Monteiro de Carvalho, autora e professora da UEA, é uma inovação a parceria entre a Editora UEA e o Casarão de Ideias, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso com a comunidade em divulgar o conhecimento. “E da mesma forma fortalece a cultura do povo Sateré-Mawé, fruto da pesquisa. O livro é um documento, é um compromisso que a universidade faz cientificamente. É o retorno social para cada comunidade onde colaboraram conosco sendo participantes da pesquisa”, salientou.
Na próxima quarta-feira, 6, serão lançadas mais três obras, encerrando a série de lançamentos de 12 livros da Coleção. As obras que serão lançadas são: “A prova no processo coletivo ambiental e o novo CPC”, de Renata Abrahão; “Múltiplos olhares sobre a educação e o ensino”, organizado por Mauro Gomes da Costa; e “O mundo-texto arqueológico amazônico: do inferno verde ao Novo El Dorado”, de Tatiana Pedrosa.
Fonte: Assessoria