Começou nesta quinta-feira, 7, o 13º Festival de Capoeira Senzala de Humaitá. A abertura aconteceu na Orla da Cidade, próximo ao Centro Histórico com aulão de capoeira para 130 alunos/atletas. Participaram alunos da APAE, do Pelci – Programa Esporte e Lazer da Capital e Interior, de academias, e convidados de outros estados que estão em Humaitá.
Segundo informações do Contramestre Sávio, que realiza o Festival de Capoeira em Humaitá, a sexta-feira, 8, será reservada a reuniões e discussões em torno da capoeira. No sábado, 9, o momento marcante do evento acontece no CRAS com a formatura, batizado e troca de cordas.
“Essa atividade vai reunir todos os alunos de Capoeira, a partir das 19h, neste sábado, no CRAS”, informou Sávio.
O trabalho social através da Capoeira teve inicio em 1999 em Humaitá, e centenas de famílias já foram atendidas pelo projeto neste período. Atualmente cerca de 156 famílias são impactadas diretamente com o projeto social desenvolvido pelo contramestre Sávio. A capoeira se faz presente na inclusão com oi trabalho desenvolvido na APAE, desde 2010. Atualmente 62 pessoas são atendidas através do PELCI.
Capoeristas de outros estados estão em Humaitá para participar do 13º Festival de Capoeira. Mestre Pavão do Acre e Contramestre Neném de Rondônia acompanham as atividades na cidade.