DURANTE UMA SEMANA OS AGENTES FEDERAIS VÃO IDENTIFICAR E DESTRUIR ACESSOS CLANDESTINOS ÀS TERRAS INDÍGENAS. PONTES E MAQUINÁRIOS SERÃO INUTILIZADOS
A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira, 24 a “Operação CREPITUS”, que visa colocar em prática plano de ação a ser executado na Terra Indígena Karipuna, no intuito de prevenir e reprimir a entrada de invasores na Terra Indígena.
Participam da ação além da Polícia Federal, o Exército Brasileiro, Funai, Ibama e Força Nacional. De acordo com a nota divulga pela Assessoria de Comunicação da PF o objetivo da operação conjunta é destruir pontes clandestinas identificadas na região, além de maquinários e outros objetos que são utilizados para a prática de ilícitos. A operação iniciada nesta segunda-feira deve durar a semana toda, e quer identificar e fiscalizar a presença de pessoas não autorizadas na região.
Levantamentos realizados nos últimos meses identificaram várias pontes clandestinas que foram construídas por invasores. Ao longo dos últimos anos foram realizadas diversas operações pela Polícia Federal na região, que buscou desarticular grupos criminosos organizados que atuavam na localidade, a exemplo da Operação SOS Karipuna e a Operação Kawyra, o que reduziu consideravelmente a prática de crimes na Terra Indígena Karipuna.
O nome da operação, “CREPITUS”, que significa explosão em latim, faz referência a atuação que será realizada ao longo desta semana, no intuito de destruir e/ou inutilizar pontes e outros objetos utilizados para a prática de crimes, com o uso de explosivos.